Estaleiro

Brasfels construirá e fará integração de módulo topside do FPSO 'Carioca MV30', que irá operar no pré-sal na BS

Redação/Assessoria
23/07/2018 13:39
Brasfels construirá e fará integração de módulo topside do FPSO 'Carioca MV30', que irá operar no pré-sal na BS Imagem: Divulgação Visualizações: 671

Rio Oil & Gas 2018

A Keppel Fels Brasil foi contratada pela Modec Sistemas de Produção Offshore (Cingapura), parte do grupo Modec, para realizar a fabricação e integração do módulo topside do FPSO "Carioca MV30", uma embarcação flutuante de armazenamento e descarregamento de produção (FPSO, Floating Production Storage and Offloading). Esta é a sexta colaboração do FPSO entre a Keppel FELS Brasil e a Modec.

Em Cingapura, a Keppel Shipyard (Estaleiro Keppel) foi encarregada da conversão de um navio de GNL em uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) por um operador global líder de navios de produção de petróleo e gás.

Chris Ong, CEO da Keppel O & M, disse: "A Keppel O & M tem um forte histórico em produção, armazenamento, gaseificação ou navios de liquefação, tendo entregado com sucesso mais de 130 dessas unidades ao longo dos anos.

"O FPSO "Carioca MV30" é o nosso 11º projeto de FPSO para o Brasil e, como o estaleiro mais estabelecido no Brasil, a BrasFels está bem posicionada para entregá-lo. Enquanto isso, para o estaleiro Keppel, esta é a nossa quarta conversão e faz parte do nosso conjunto abrangente de soluções para a cadeia de valor do gás."

O estaleiro BrasFels, unidade da Keppel Fels Brasil em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, iniciará a fabricação dos módulos do FPSO no quarto trimestre deste ano.

Quando concluído, o FPSO "Carioca MV30" terá capacidade para processar 180 mil barris de petróleo bruto por dia (bpd) e 212 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A capacidade de armazenamento da unidade é de 1,4 milhão de barris de petróleo bruto.

O FPSO será implantado no campo Sepia, localizado na região do pré-sal na Bacia de Santos, a cerca de 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, Brasil.

Sateesh Dev, presidente e CEO da Modec, disse: "O Brasil continua a aumentar sua capacidade de produção para explorar suas significativas reservas de petróleo e gás. A Modec está comprometida em apoiar as aspirações de energia do país e está feliz em ter um bom parceiro. A BrasFels tem sido nosso estaleiro de escolha no Brasil por causa de sua confiabilidade, custo-eficiência e capacidade para atender às nossas necessidades."

Para o projeto de conversão da FSRU, além dos trabalhos de reparo e extensão de vida, a Keppel Shipyard realizará engenharia, instalação e integração de estaleiros do módulo de regaseificação e modernização do sistema de movimentação de carga. Com entrega prevista para o final de 2018, a FSRU será capaz de regaseificar até 750 milhões de pés cúbicos padrão de gás natural por dia.

A Keppel Shipyard já entregou três FSRUs, incluindo a primeira conversão FSRU do mundo. Com o aumento na demanda por GNL na geração de energia, as FSRUs são uma solução de armazenamento, regaseificação e proteção rápida, flexível, econômica, segura e que é adequada para implantação em áreas remotas com menores necessidades de energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13