Porto do Rio Grande

Porto do Rio Grande tem crescimento de movimentação no 1° bimestre

Carga Geral impulsionada por produtos como toras de madeira e celulose teve incremento de mais de 50% na movimentação.

Assessoria Porto do Rio Grande
14/03/2016 15:29
Porto do Rio Grande tem crescimento de movimentação no 1° bimestre Imagem: Cortesia Porto do Rio Grande Visualizações: 31

O setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu a análise dos dados do primeiro bimestre do ano de 2016. O complexo portuário gaúcho teve crescimento de movimentação quando comparados aos dados de 2015.

Além disso, os números são os melhores da última década principalmente no segmento de Carga Geral. No 1º bimestre de 2016, o Porto do Rio Grande movimentou 4.378.621 toneladas, um aumento de 13,5% com relação aos números do ano passado que somou 3.857.523 toneladas. O segmento que mais teve destaque foi a Carga Geral com incremento de 52,2%, chegando ao total de 1.611.650 de toneladas. Este segmento foi impulsionado pela grande movimentação de celulose e toras de madeira.

“A direção da autarquia está sempre em busca de melhorias para o recebimento de novas cargas. As toras de madeira que ano passado iniciaram a operação no Porto Novo em grande escala agora mostra sua repercussão. Não apenas no número, mas também na geração de emprego e renda”, afirma o diretor-superintendente, Janir Branco.

O Granel Sólido também teve incremento de 21,4% chegando ao total de 714.283 toneladas. A movimentação de containers aumentou 13,3% passando de 95.693 em 2015 para 108.475 TEUS, em 2016.

Cargas - Entre as principais cargas movimentadas, as toras de madeira ultrapassaram as 77 mil toneladas. Já a celulose, já soma mais de 150 mil toneladas movimentadas no Porto Novo, cais público da Superintendência. O complexo soja (farelo, grão e óleo) em apenas dois meses já soma mais de 700 mil toneladas enquanto o trigo ultrapassa a marca de 260 mil toneladas. Os veículos, entre embarques e desembarques, somam 301 unidades, entre marcas como: Captiva, Tracker, Ônix e tratores.

Ministro dos Portos - O diretor-superintendente, Janir Branco esteve reunido na última quinta-feira, dia 10, com o ministro dos Portos, Helder Barbalho. Além de tratar sobre os projetos em andamento no Porto do Rio Grande, Branco também apresentou os bons números do complexo portuário ao ministro dos Portos.

Em Santos, Janir Branco participa de encontro com as autoridades portuárias de todos os portos delegados do país.

Origens e destinos - As exportações seguem sendo a principal movimentação do complexo portuário. A China segue sendo o principal destino dos produtos que saem de Rio Grande. Foram mais de 500 mil toneladas enviadas ao país asiático. No primeiro bimestre, 45 destinos já são rotas comerciais do Porto do Rio Grande. Nas importações, a Argentina foi o principal país a enviar produtos somando mais de 135 mil toneladas. Ao total, 64 países já enviaram mercadorias via marítima ao Rio Grande do Sul passando pelo Porto do Rio Grande.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13