Porto de Itajaí

Porto realiza treinamento para emergência

As simulações envolveram o acionamento de equipes de emergência dos planos de Emergência individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí.

Redação/Assessoria
29/08/2016 13:22
Porto realiza treinamento para emergência Imagem: Divulgação Visualizações: 15

A Superintendência do Porto e a APM Terminals realizaram no dia de hoje, 26, um amplo treinamento aos seus colaboradores, guarda portuária e brigadistas com a simulação de um acidente na área primária do Porto de Itajaí, no berço dois do arrendatário APMT, com vazamento de 4 mil litros combustível de um equipamento mobile harbour crane (MHC) em terra e que vazou para o rio Itajaí-Açu, tendo também como consequência um incêndio e explosão do guindaste, resultando em várias vítimas com queimadura grave.

As simulações envolveram o acionamento de equipes de emergência dos planos de Emergência individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE) do Porto de Itajaí. Equipes que realizaram as primeiras ações de combate ao sinistro e contenção do vazamento do óleo. Também participaram homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itajaí e Santa Catarina. A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí também foi acionadas para a coordenação das manobras no canal de acesso, segurança da navegação e resgate de uma vitima na água.

Ainda participaram direta ou indiretamente do treinamento servidores de instituições como Policia Militar Ambiental, Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Fundação do Meio Ambiente do Itajaí (FAMAI), Coordenadoria de Transito (CODETRAN), Ecosorb, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos terminais que compõe o Complexo Portuário de Itajaí, o que comprova que a ação obteve grande engajamento.

“O objetivo do simulado foi promover a integração das entidades públicas com o Porto de Itajaí, para que em situações de emergência haja o entrosamento, organização e preparação adequada de todos os agentes envolvidos e a brigada de Incêndio e Emergência”, diz a gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Medelin Pitrez dos Santos.

Ação semelhante está programada para o dia 30 de agosto, próxima terça-feira.

O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, destaca a importância do engajamento dessas entidades na realização dos simulados, uma vez que, caso ocorra alguma emergência, são essas instituições que farão os atendimentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19