Antaq

Redução do tempo de análise de processos de outorgas na navegação

Redação/Assessoria
12/09/2017 12:59
Redução do tempo de análise de processos de outorgas na navegação Imagem: Divulgação Visualizações: 123

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ reduziu o tempo médio de tramitação dos processos de outorgas de autorização nas áreas da navegação.

Entre janeiro e agosto de 2017, com relação à igual período de 2016, a redução nos tempos de tramitação dos processos de autorização atingiu 57% na navegação de apoio Marítimo, passando de 22 dias para nove dias.

Na cabotagem, o tempo para autorização caiu de 50 dias para 30 dias, o que significou redução de 30%. Na cabotagem porte bruto Inferior a 5.000 TPB, o tempo para autorização dos pedidos caiu de 69 dias para 13 dias, significando uma redução de 80%.

Com relação aos pedidos para obtenção do Pré-Registro de Embarcação em Construção, o tempo de autorização recuou 99%, saindo de 15 dias para 12 horas.

Já para a autorização no Transporte de Passageiros, Veículos e Cargas, o tempo para obtenção da autorização apresentou queda de 70%, representando redução de 103 dias para 30 dias. No transporte misto de percurso longitudinal interestadual e internacional, por sua vez, o tempo para obtenção da autorização caiu de 45 dias para 25 dias, representando redução de 43%.

Segundo a gerente de Autorização da Navegação (GAN), da ANTAQ, Auxiliadora Borges, a redução dos tempos de outorga se deveu, principalmente, à implantação do Serviço Eletrônico de Processos – SEI e à fixação de um prazo para o encaminhamento da documentação complementar pelas empresas requerentes. “Com essa medida, as empresas passaram a fornecer a documentação com mais celeridade, permitindo maior agilidade no trâmite dos processos da navegação”, apontou Auxiliadora.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19