Evento

Submarino Tonelero é lançado ao mar

Redação TN Petróleo/Agência Brasil
28/03/2024 09:38
Submarino Tonelero é lançado ao mar Imagem: Ricardo Stuckert/AB Visualizações: 220

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a aquisição de novos submarinos para o Brasil é uma estratégia de defesa sem intenções de guerra, e sim de manutenção da paz.

A declaração foi dada por Lula, nesta quarta-feira (27), durante a cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero. A embarcação é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e França. Lula também celebrou a parceria secular entre os dois países.

O presidente da França, Emanuel Macron, que participou da cerimônia de batismo do submarino, disse que essa é mais uma marca da parceria entre o Brasil e a França. Macron exaltou ainda a troca de conhecimentos entre as duas nações. O presidente francês também destacou a confiança e o desempenho de todos os envolvidos no processo.

A primeira-dama, Janja, foi escolhida como madrinha da embarcação e batizou o submarino Tonelero.

A cerimônia marca o início da fase de testes dos sistemas de combate e navegação, além de avaliações da sua estabilidade no mar.

A embarcação faz parte do ProSub, Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e é resultado de uma parceria entre o Brasil e a França, que começou em 2008. O orçamento é de aproximadamente R$ 40 bilhões.

O submarino Tonelero é o terceiro dos quatro submarinos convencionais com propulsão diesel-elétrica previstos pelo ProSub.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20