Porto de Rio Grande

Tecon Rio Grande é destaque no X Congresso de Portos de Língua Portuguesa, em Lisboa

Redação/Assessoria
13/09/2017 18:15
Tecon Rio Grande é destaque no X Congresso de Portos de Língua Portuguesa, em Lisboa Imagem: Divulgação Visualizações: 188

Promovido pela Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), a décima edição do congresso anual, realizado nos últimos dias 11 e 12 de setembro, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, teve como objetivo principal reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros. Além do Brasil, outros países associados à APLOP, entre eles Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor, além do Marrocos e Macau, também enviaram seus representantes ao encontro. O Congresso de Portos de Língua Portuguesa já passou por diversas cidades, incluindo Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo e Itajaí.

Dessa vez, o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, foi um dos convidados do segundo painel, realizado ainda no primeiro dia do evento, abordando questões como investimentos, desafios e produtividade do setor. Acompanhado por Lígia Correa, da Associação de Portos de Portugal, Aluisio Sobreira, da Associação de Comércio Externo do Brasil (AEB) e Alberto Bengue, presidente do Porto de Luanda (Angola), Berintetti discutiu o desenvolvimento do negócio portuário como um todo e compartilhou exemplos bem-sucedidos da operação que vem sendo realizada no Tecon nos últimos 20 anos.

“Por sermos um dos mais importantes da América Latina, tivemos a oportunidade de mostrar como os investimentos que fizemos têm ajudado a aumentar a circulação de contêineres no Cone Sul”, ressalta Bertinetti. Os ótimos resultados do Tecon Rio Grande, subsidiário do Grupo Wilson Sons, estão sendo impulsionados também com a operação do Contesc, terminal de navegação interior localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), que completa um ano nesse mês de setembro. Operando de forma integrada ao Tecon, que desde 2009 não recebia cargas nessa modalidade, o Contesc transporta hoje congelados, resinas, glicerina, utensílios domésticos, partes e peças, móveis e compensados.

Sobre o Tecon Rio Grande

O Tecon Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Subsidiário do Grupo Wilson Sons de Comércio Ltda, o Tecon está em atividade no Porto do Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o Terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País. Tem cerca de 3 mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado.

Sobre o Grupo Wilson Sons

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e oferece soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 180 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20