Internacional

Amaury Pekelman, da UDOP apresenta potencial da bioenergia em evento da Embaixada do Brasil no Japão

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/11/2020 14:23
Amaury Pekelman, da UDOP apresenta potencial da bioenergia em evento da Embaixada do Brasil no Japão Imagem: Cortesia BioSul Visualizações: 980 (0) (0) (0) (0)

O presidente da UDOP, Amaury Pekelman (foto) participou na manhã desta terça-feira (10) no Japão, noite de segunda-feira no Brasil, do Seminário sobre Bioenergia promovido pela Embaixada do Brasil em Tóquio. O evento, que inicialmente seria realizado presencialmente no primeiro semestre deste ano, teve de ser adiado, em virtude da pandemia do Covid-19, e foi realizado, virtualmente, com ampla discussão a cerca dos benefícios da bioenergia no Brasil e das parcerias entre os dois países.

Mais de 50 empresários, jornalistas e membros das embaixadas do Brasil e do Japão participaram do evento, que teve tradução simultânea do Português para o Japonês. Amaury Pekelman destacou os avanços e a experiência brasileira no tema bioenergia, com destaque para o RenovaBio -- Política Nacional dos Biocombustíveis e o Código Florestal Brasileiro, segundo ele, o mais rigoroso do mundo nas questões ambientais.

Pekelman, que também é vice-presidente do Grupo Atvos nas áreas de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação, iniciou sua apresentação falando das oportunidades e tendências para o setor no pós-Covid.

O presidente da UDOP fez um link com a questão da saúde e os benefícios que o uso de biocombustíveis pode trazer para o mundo de forma geral, com a redução da poluição ambiental, citando o exemplo de São Paulo, megalópole com mais de 20 milhões de habitantes e que tem uma das melhores qualidades do ar, comparada a outras megalópoles do mundo, devido ao uso, em larga escala, dos biocombustíveis, com destaque o etanol.

Ainda sobre as tendências, Pekelman destacou sua visão de que o mundo está pensando cada vez mais nas mudanças climáticas. "O Brasil, a gente já está fazendo um trabalho de descarbonização, que é o RenovaBio, que é um programa de descarbonização da matriz energética, tanto para o etanol como para o biodiesel, bioeletricidade e biogás".

"O que avaliamos também é que o jeito de fazer negócios vai mudar muito e a gente tem que seguir esta tendência (...) o Acordo de Paris, e sinalizando agora com esta mudança dos americanos e com a volta dos Estados Unidos para o Acordo de Paris, vai ser muito importante para o mundo. Tenho certeza que isso vai mudar um pouquinho a pegada do mundo todo sobre a descarbonização, principalmente dos combustíveis fósseis, falando aqui mais especificamente dos combustíveis", argumentou.

Amaury apresentou o exemplo brasileiro no processo da transição do combustível fóssil para o renovável. "Hoje o que temos no Brasil é uma frota 70% de carros rodando com etanol ou gasolina, ou um mix de um dos dois, uma frota flex. Temos também 40% do ciclo Otto usando etanol, além do fato do Brasil misturar 27% de etanol anidro em toda sua gasolina".

Em um slide falando do Brasil Verde, o presidente da UDOP destacou alguns diferenciais brasileiros, como a produção de diferentes culturas numa mesma área, o que permite uma sinergia entre as áreas de alimentos e energia. Destacou também a alta produtividade e baixos custos e os diferenciais como o Código Florestal, que contempla reservas legais e áreas de proteção permanente com o objetivo de preservar a floresta brasileira.

Divulgação

Encerrando sua participação, o vice-presidente da Atvos destacou sete pontos que na visão da UDOP são essenciais e importantes para quem quer investir na área da bioenergia no Brasil:

* Protagonismo na Agricultura Tropical, com desenvolvimento fundamental baseado na ciência e tecnologia.

* Grande potencial para expansão vertical (melhores rendimentos) e horizontal.

* Sinergias entre lavouras ao longo do ano: integração entre lavouras (cana e milho); entre a agricultura e a pecuária; entre agricultura, pecuária e floresta .... Sustentabilidade: Leis nacionais como Código Florestal e RenovaBio.

* Matriz de Energia Limpa:> 45% da matriz brasileira é renovável!

* Rendimentos elevados / oferta competitiva, sem subsídios ao produtor.

* Confiança para capital estrangeiro com a lei RenovaBio.

Assista a apresentação do presidente da UDOP no Seminário sobre Bioenergia da Embaixada do Brasil em Tóquio clicando aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.