ANTAQ

Intercâmbio de informações sobre navegação interior nos EUA

<P>Representantes da ANTAQ, do Ministério dos Transportes, do Ministério da Agricultura, da Secretaria Especial de Portos, da Marinha, do Exército e da Agência Nacional de Águas realizarão um intercâmbio de informações sobre navegação interior com autoridades norte-americanas, durante os ...

Assessoria
22/07/2008 00:00
Visualizações: 128 (0) (0) (0) (0)

Representantes da ANTAQ, do Ministério dos Transportes, do Ministério da Agricultura, da Secretaria Especial de Portos, da Marinha, do Exército e da Agência Nacional de Águas realizarão um intercâmbio de informações sobre navegação interior com autoridades norte-americanas, durante os dias 28 de julho e 1º de agosto.

O diretor da ANTAQ, Murillo Barbosa, que será o chefe da delegação brasileira, afirma que a viagem servirá para que a comitiva nacional conheça um pouco mais como os Estados Unidos desenvolveram o Complexo do Mississipi e, por conseqüência, o transporte hidroviário.

De acordo com Barbosa, os norte-americanos têm a consciência de que investir em hidrovias reduz o custo logístico de um país. “A produção de grãos dos Estados Unidos é mais cara do que no Brasil, mas quando a carga deles é enviada à Europa, o custo logístico fica mais baixo porque eles transportam por hidrovias”, explica.

No dia 28 de julho, a comitiva brasileira realizará uma visita técnica ao Porto de Nova Orleans, onde conhecerá as instalações e os procedimentos para a movimentação de carga. No dia 30, em Saint Louis, a delegação nacional participará de um seminário. O evento terá como tema principal a situação atual e as metas da navegação interior do Brasil e dos Estados Unidos.

Nesse seminário, o superintendente de Navegação Interior da ANTAQ, Alex Oliva, irá palestrar sobre as hidrovias brasileiras. “Iremos falar sobre o gigantismo hidroviário brasileiro, já que contamos com 63 mil quilômetros de hidrovia. Além disso, vamos falar sobre as rotas hidroviárias, as administrações hidroviárias, as bacias hidrográficas, entre outros assuntos”, cita Alex Oliva.

Para o superintendente, essa viagem propiciará uma cooperação técnica entre os dois países. “Nosso principal objetivo é alavancar conhecimento. Queremos discutir formas para melhorar o nosso uso das hidrovias”, ressalta.

De acordo com Alex Oliva, entre os conhecimentos que podem ser transmitidos pelos norte-americanos aos brasileiros estão aqueles relacionados à tecnologia de construção de eclusas, à conservação das margens dos rios, aos programas de dragagem e aos terminais móveis, que são instalados ao longo da hidrovia de acordo com o período da safra de cada região. “Eles sabem usar toda potencialidade do Mississipi. Além disso, o programa de dragagem é permanente e a manutenção da hidrovia é rotineira”, afirma.

O gerente de Outorga e Afretamento da Navegação Interior da ANTAQ, Walneon de Oliveira, também irá palestrar. Ele abordará o tema “Desenvolvimento Tecnológico de Embarcações Empregadas nas Hidrovias Brasileiras”. Além do diretor Murillo Barbosa, de Alex Oliva e de Walneon de Oliveira, o gerente de Fiscalização Portuária, Newton José de Moura, e o assessor técnico Antonio Moreira representarão a ANTAQ na viagem.

Segundo encontro

Esse será o segundo encontro sobre hidrovias entre autoridades brasileiras e norte-americanas. O primeiro aconteceu em agosto de 2007, em Brasília. Durante o evento, representantes dos dois países reafirmaram a disposição em estreitar relações na área da navegação interior.

No seminário, que foi realizado na sede do Clube Naval, brasileiros e norte-americanos conheceram um pouco da infra-estrutura e operação de quatro das maiores hidrovias brasileiras (Tapajós-Teles Pires, Tocantins-Araguaia, Madeira e Paraguai-Paraná) e da principal via de navegação fluvial dos Estados Unidos, o rio Mississipi.

Esse encontro foi promovido pela ANTAQ, em parceria com a U.S. Army Corps of Engineers e a U.S. Coast Guard, órgãos do governo dos EUA para administração, operação e desenvolvimento da hidrovia do Mississipi.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.