Como pedir aumento de salário?

02/06/2022 16:07

Visualizações: 223

Aumentar os ganhos salariais é um desejo de quase todos os profissionais. No entanto, é comum que as empresas não consigam acompanhar os desejos e as demandas das pessoas contratadas. É nesse contexto que se forma a dúvida sobre como pedir aumento de salário. A conversa com o chefe sobre negociação salarial é sempre delicada, por isso, é importante se preparar e avaliar o melhor momento para isso.

Neste post, separamos 5 dicas sobre como pedir aumento de salário para você conseguir vencer esse desafio.

Quando devemos pedir aumento de salário?

Você deve ser perguntar constantemente: como faço para pedir aumento de salário?

Mas como identificar quando a empresa pode aumentar o salário?

Existem três situações nas quais um colaborador deve observar e que influenciam em como pedir o aumento de salário.

  • O primeiro passo e identificar quando o salário está fora daquilo que é regulamentado por lei.
  • O segundo passo é através de merecimento, quando o funcionário já está em um excelente momento profissional, trazendo muitos resultados positivos para a organização.
  • Já o terceiro é quando recebe uma proposta de outra empresa, mas não deseja sair da atual.

No primeiro caso, saber se é o momento certo de pedir um aumento é muito simples, basta pesquisar o piso salarial da função e, caso realmente esteja abaixo, é só conversar com seu gestor imediato e solicitar a verificação junto ao RH. Já no segundo caso, é importante que o colaborador pesquise e levante informações sobre o seu desempenho diante das responsabilidades atribuídas.

É com base nessas informações que deve acontecer a conversa com seu gestor, sobre o seu valor para a organização, o tempo que trabalha lá e os resultados positivos que traz. Jogar limpo com seu gestor sobre a oferta que recebeu é a premissa para o terceiro caso. Não vale a pena mentir sobre uma proposta que não existe e arriscar perder o emprego. Além disso, é importante demonstrar o seu valor para a empresa expondo o seu diferencial de mercado e os seus resultados.​

Quais são os sinais a serem observados nesse momento?

Para fundamentar um pedido de aumento, é importante observar algumas questões nesse momento. Se você quantificar suas vitórias, o processo fica mais fácil. Por exemplo, quantas ideias você trouxe para o setor que fizeram a diferença? Quantos leads foram captados pela campanha que você formulou?

Outro sinal de que é hora da empresa investir um pouco mais em você está relacionado com a sua formação. Profissionais interessados em seu crescimento, cujos objetivos pessoais envolvem voltar aos bancos da faculdade ou investir em uma pós-graduação, têm muito a oferecer ao empregador. 

Quando os cursos e os treinamentos escolhidos têm potencial para elevar as entregas e proporcionar um diferencial positivo para o negócio, é um argumento a mais para defender o seu pedido de aumento de salário. Registre os projetos que foram impactados pelas novas competências adquiridas e redija relatórios para que a solicitação ganhe força.

Por fim, o pedido deve ser estratégico. Indique o valor desejado, com porcentagens variando entre 5% a 20%, para que o aumento seja significativo. De nada adianta solicitar menos de 5%, já que pouco vai diferenciar da remuneração atual. Por outro lado, um valor muito alto pode ser visto como falta de bom senso.

Marque um horário com seu chefe e escolha um local apropriado

A conversa com seu chefe deve ser programada. Não pense que esbarrar com ele no corredor será uma boa oportunidade para tocar no assunto do seu salário. No dia da conversa, reserve um horário na agenda de vocês e escolha um local apropriado — sem muito barulho ou inquietação. O importante é chegar com argumentos fortes, que demonstrem o seu valor para a companhia.

Prepare bons argumentos

Destaque suas principais realizações profissionais. A autoconfiança revela que você conhece a importância do seu trabalho para a estratégia da empresa.

Mostre que você se importa com a empresa

Diga ao seu chefe que gosta de trabalhar na empresa e quer continuar a trabalhar onde está. A conversa deve ser amigável e não pode parecer uma ameaça de que você deixará o cargo caso não consiga o que quer.

Evite falar sobre problemas financeiros

Também, evite falar sobre dívidas ou problemas financeiros. Quando for pedir aumento, deixe a sua justificativa clara: você merece reconhecimento profissional. Lembre-se: pedir um aumento justificando que gasta mais do que deveria não proporciona credibilidade.

Observe o cenário do mercado de trabalho

É muito importante que você olhe em volta e preste atenção nas situações da empresa. Pedir aumento quando os negócios vão mal não é uma boa ideia. Além de as chances de você ter o pedido negado serem enormes, indica que você está desinformado com relação ao que acontece no mercado.

Antes de conversar com seu chefe, faça a lição de casa de verificar quanto o mercado paga a profissionais similares a você. Lembre-se de considerar o porte da empresa para a qual você trabalha, pois as remunerações costumam ser maiores em empresas de grande porte. Você encontra esses dados no Guia Salarial da Robert Half. Aproveite e faça o download, é gratuito.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Fonte: Redação com Robert Half

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10