COMO TUDO COMEÇOU
Era o ano de 1998 e no Brasil, apenas começávamos a entender como as coisas funcionavam, imaginando que caminhos ainda percorreríamos com a flexibilização da Petrobras abrindo as portas para a entrada de novos players no país.
Neste cenário, a Benício Biz Editores lança a TN Petróleo, a primeira revista especializada em tecnologia e negócios dos setores de petróleo e gás do Brasil.
A publicação veio preencher uma importante lacuna no mercado que, a partir daí, começou a dar os seus primeiros passos nos caminhos da internacionalização, nos levando a lançar, um ano depois, a T&B Petroleum Magazine.
Esta versão internacional percorreu o mundo, passando por países como Estados Unidos, Grã Bretanha, Noruega, Canadá, Argentina, China e Índia produzindo uma fantástica troca de conhecimento e conquistando a credibilidade cada dia mais destes complexos mercados.
Naquele momento, os olhos do mundo já estavam voltados para o Brasil e a indústria mundial de petróleo e energia ganhava as manchetes de jornais e revistas trazendo a público os seus escândalos contábeis, o desrespeito às políticas ambientais e, também, os números realmente fantásticos de seus investimentos!
A informação passara a assumir papel de extrema importância na vida de profissionais e empresas. Havia chegado a hora de aprender, trocar, desenvolver e crescer, tendo na mesma proporção conhecimento para absorver e problemas (sociais, éticos e ambientais) para administrar.
Para superar tantos desafios seria fundamental um suporte de comunicação e informação competente e confiável, que ajudasse a nortear as ações e divulgar os fatos nessas áreas!
Estava aberto o espaço para a chegada da TN Projetos Sociais, primeira revista brasileira especializada em Responsabilidade Social dos setores de petróleo, gás e energias alternativas.
Acompanhando a evolução do mercado, em 2007 entrou em cena a TN Sustentável - também como a primeira revista brasileira especializada em sustentabilidade para esses mercados e o Núcleo de Sustentabilidade, hoje TN Flow que vem acompanhando desde então tudo o que ocorre nestes setores, através de seus produtos e serviços (eventos, podcasts e lives)
Logo a seguir, para atender a uma demanda direta do público jovem, em 2008, lançamos o Guia do Estudante, única publicação na indústria para esse público com apoio do IBP e da Firjan.
Essa é uma parte da nossa história e um exemplo da contribuição que uma empresa de comunicação pode dar a um setor tão complexo e diverso como o de petróleo, gás e biocombustíveis e acompanhar de perto toda a evolução de um tema como o da sustentabilidade. É uma história longa, recheada de muito trabalho, algumas dificuldades, mas escrita com muita seriedade e vontade de acertar!
Ainda teremos muitos capítulos para escrever pelos próximos anos, acreditando que a evolução do setor está diretamente ligada a conscientização e a qualidade da informação que é oferecida ao público envolvido.
E isso nós sabemos fazer muito bem!
Fale Conosco