Especialista aponta sete dicas para gerenciar conflitos e resolver problemas na empresa

10/10/2023 14:50

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 7729

A gestão de conflitos e resolução de problemas é uma habilidade muito valorizada em um líder, afinal de contas é normal que surjam em qualquer empresa divergências e problemas decorrentes de mal entendidos entre os colaboradores, modos de pensar diferentes ou até falta de recursos.

De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a gestão de conflitos começa com uma comunicação aberta e transparente. “Esteja disponível para conversar, ouvir pontos de vista e incentivar o diálogo franco na equipe. A partir daí, identifique o que gerou o conflito e pergunte às partes envolvidas seus pontos de vista e preocupações”, orienta. 

Slivnik explica que é importante entender que nem todos pensarão da mesma forma e respeitar diferentes pontos de vista é fundamental para evitar conflitos. É preciso promover a negociação e a busca de soluções mútuas sempre que um conflito surge, assim como  estabelecer regras e normas de conduta interna. “A equipe precisa conhecer o que a liderança espera em termos de comportamento, assim como deve estar ciente das consequências relacionadas ao não cumprimento dos mesmos”, afirma. 

Confira sete orientações para gerir conflitos e resolver problemas na empresa:

  • Mantenha a calma e a objetividade, evitando tomar partido e partir para o lado pessoal.
  • Incentive os envolvidos a refletir sobre sua responsabilidade no conflito e para a resolução do mesmo.
  • Estimule os colaboradores a aprenderem com erros e experiências do passado.
  • Defina regras claras para a equipe, assim como metas a serem alcançadas e esteja certo de que todos entenderam.
  • Avalie as alternativas propostas, por mais diversas que pareçam e considere os impactos no curto e longo prazo. 
  • Atribua responsabilidades e crie um plano detalhado.
  • Promova uma cultura de melhoria contínua, na qual haja estímulo para a resolução de problemas e a contribuição com soluções.

Dica bônus:  Crie uma cultura de respeito às diferenças, onde não exista uma verdade absoluta e sim diferentes pontos de vista de acordo com as diferentes perspectivas de cada pessoa.

 

Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). 

Fonte: Redação com assessoria

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.