FITec e UPE lançam programa para a formação de mão de obra altamente qualificada

05/07/2022 14:30

Visualizações: 263

O programa de Residência Tecnológica em Virtualização de Redes objetiva acelerar a formação de profissionais para um mercado em franca expansão e tem o apoio da FACEPE e da Nokia.

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Residência Tecnológica em Virtualização de Redes lançado pela FITec - Fundação para Inovações Tecnológicas -, em parceria com Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), e com o apoio da FACEPE - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da Nokia. O programa é uma oportunidade para profissionais e recém-formados das áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação se capacitarem nos avanços tecnológicos voltados para o mercado 5G, em expansão no Brasil e no mundo.

Os interessados podem se inscrever de graça até o dia 17 de julho no link http://posgraduacao.poli.br/edital-de-inscricao-para-residencia-em-virtualizacao-de-redes/.  Ao todo, serão 10 vagas e os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 3.500,00 para que possam se dedicar integralmente ao programa, além de contarem com grandes oportunidades de contratação após o término do curso.

A pós-graduação acontecerá de forma remota e possui duração de oito meses, com previsão de início das aulas no dia 1° de agosto de 2022. Durante esse tempo, será oferecida formação teórica e prática com participação ativa dos alunos em projetos reais, por meio de parceria com a Nokia. O programa tem como foco as tecnologias de Services Assurance, Mediation, Charging, Activation, Digital Insights, Device Management, Performance Management, Quality Management, IOT Services, Network Analytics, Orchestration, Security Assessment e Security.

Experiência em capacitação

Desde 2011 a FITec realiza programas de residência tecnológica, capacitando novos profissionais para o mercado. O primeiro, a Residência em Redes IP, também contou com parceria da POLI-UPE e da Nokia e formou 14 profissionais que foram contratados após o término do curso.

Em 2019 foi realizado o programa de Residência em Inteligência Artificial (IA), em parceria com a FACEPE e UPE, capacitando e contratando os 10 alunos do programa. Já em 2020, a FITec ofereceu o curso de Especialização em IA, formando 21 novos especialistas. Em 2021 foi realizado, em parceria com a FACEPE, UPE e Nokia, o Programa de Extensão Tecnológica em Linux e Redes IP, com participação de 20 alunos de graduação.

Sobre a FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas

Criada na década de 90 (1997), a FITec (www.fitec.org.br) é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) privado credenciado pelos diversos órgãos brasileiros, habilitado a celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos. A FITec já desenvolveu mais de 600 projetos de P&D, incluindo a concepção de mais de 200 equipamentos eletrônicos, e suas soluções foram instaladas em mais de 25 países, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de Telecom, Energia, Indústria 4.0, Logística, Agroindústria, Mineração, Educação e Saúde.

Seu quadro conta com cerca de 350 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação nas áreas de Transformação Digital, Redes de Telecomunicações, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, IoT, Design Industrial e Engenharia de Produção, distribuídos nas unidades de Recife, Campinas, São José dos Campos e de Belo Horizonte.

Fonte: Redação TN com assessoria 

 

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

7