Respeita Meu Capelo

10/04/2024 13:39

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PessoAll! Mais um post do C R I A Ç Ã O *

Impossível não postar esse conteúdo! Achei maravilhoso o conceito, amei a proposta e a ação!

Por mais ATITUDES como essa! Parabéns a quem fez parte! 👏👏

 

O capelo, usado tradicionalmente nas celebrações de formatura, ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira. A marca Vult, do Grupo Boticário, questionou o fato de que se há pessoas de cabelos lisos, ondulados, crespos e cacheados, por que apenas um modelo de chapéu de formatura?

Neste contexto, com a proposta de gerar uma experiência mais inclusiva durante a formatura, a empresa lança o movimento "#RespeitaMeuCapelo", criado pela GUT.

O acessório foi redesenhado a fim de atender a diversidade e beleza dos "vários estilos, curvaturas e tipos de cabelo". Foram produzidas quatro versões de capelos por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da Dendezeiro, marca baiana agênero e especialista na pluralidade dos corpos.

O primeiro é voltado para cabelos com dreads ou trançados, com estrutura rígida frontal e maleável por meio de um lenço para amarração. O segundo é para usar com longos coques, turbantes ou penteados altos, e tem uma abertura circular no topo. O terceiro atende a cabelos volumosos, crespos ou cacheados, e contém pentes para fixar. O outro modelo se encaixa em qualquer cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira na abertura para fixação.

Nossa proximidade com as consumidoras reais nos permite construir um projeto como esse, que contribui na reparação de uma dívida históricaressignifica um momento icônico nesse movimento e gera reflexão e legado para a sociedade”, argumenta Marcela De Masi, diretora executiva de branding e comunicação do Grupo Boticário.

O esforço é composto por um mini-documentário (assista aqui), que conta com a participação da professora dra. Joana Angélicaprimeira reitora negra de uma universidade no Brasil, e de ex-universitárias recriando suas fotos de formatura com capelos que atendem a diversidade dos cabelos das brasileiras.

"Como pessoas negras, passamos por essa falta de inclusão também no momento das nossas formaturas", comentam Gabi Barreira e Igor Hermes, criativos da GUT São Paulo, que estão na ficha técnica da ação. "Partimos de uma ideia simples e poderosa para trazer essa reflexão junto à Vult, uma marca que reconhece a importância de garantir que todas as mulheres possam celebrar suas conquistas sem abdicar da sua identidade", declaram.

A parceria da marca com a Dendezeiro prevê a produção de mil unidades de capelos para as formaturas previstas no segundo semestre das instituições Zumbi dos Palmares e Universidade Federal do Sul da Bahia, com a possibilidade de expandir para outras instituições brasileiras.

O movimento traz ainda uma ativação digital que permite que os estudantes compartilharem a hashtag da ação, marcando os perfis das universidades nas quais estudam.

A Vult vai lançar em breve uma linha de produtos com mais de 50 itens para todos os tipos de cabelo.

Fonte: redação TN + Clube de Criação

Imagem: divulgação

 

Ficha Técnica:

Agência: GUT São Paulo
Anunciante: O Boticário
Produto: Vult
Títulos: Respeita Meu Capelo
Duração: 1:30
Território: Brasil

CCO: Bruno Brux
ECD: Murilo Melo, Tiago Abreu e Pedro Araújo
Creative Directors: Juliana Utsch e Sofia Calvit
Creatives: Gabriela Barreira, Igor Hermes, Marcelo Carvalho, Matheus Sanches, Daniel Achucarro

CEO: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Dolores De Pauli
Account Manager: Andrio Foppa
Account Supervisor: Milena Cruz

Head of Strategy: Gisele Bambace
Strategy Manager: Gabriela Miranda, Alfredo Cardin
Strategy Supervisor: Mariana Sena

Head of Creative Content: Nathalia Capistrano
Content Director: Taynnan Almeida
Content Strategy Manager: Roberta Balbino
Content Strategist: Emylin Couto
Creative Data: Gilberto Canuto

PR Director: Barbara Lima
PR Team: Renato Rogenski (CDN), Jéssica Oliveira (CDN) e Giovanna Pereira (CDN)

Head of Media & Data: Douglas Silveira e Nathalia Oliveira
Media Director: Tatiana Murakami

Operations Director: Claudia Nakahara
Project Manager: Francine Aoki

Head of Production: Monica Siqueira
Production Manager: Milaine Almeida, João Luz
Producer: Yris Franco, Catia Nucci
Secretária de Produção: Lia Satiro

Produtora:

Production Company: WolfWolf
Managing Director: Leo Sassini
Executive Producer: João Luz
Creative Director: Jay Sassini
Client Services: Mariana Moncavo
Operations: Manoel Fraga Neto

Director: Tom Valentim
Assistant Director: Bianca "Subúrbia" Pereira
Director of Photography: Caio Nigro
Production Manager: Camila Justino
Art Director: Luisa Burmann
Prop Master: Jessica Pauline
Art Assistant: Thereza Menezes
Stylist: Jessica Kelly
Casting: Bruna Palma

Editor 90": Lucas Cainã
Editor 3': Tiago Ferracini
Editor Reels: Michel Morais
Assistant Editor: Victor Gaffo
Motion: Felipe Bezerra
Color Correction: Psycho n’ Look

Produtora de Áudio: CarbonoSoundLab
Produtor Musical: Zé Godoy
Desenho de Som: Ze Godoy/ Felipe Sabino/ Pélico
Coordenação de Produção: Lupa Mabuze
Atendimento: Robie Palmari, Ju D'Alcantara

3d and Animation: Yellow Mello
Post Production Director: Thiago Gon
CGI Director: Flavio Novi

Studio Boti
Still Photographer: Luciano Meirelles
Making Of: Thiago Sampaio

Design e Produção Capelos:
Dendezeiro
CEOs e Diretores Criativos: Hisan Silva e Pedro Batalha

Aprovação do cliente:
Renata Gomide - Vice-presidente de Consumer do Grupo Boticário
Marcela De Masi - Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário
Carolina Carrasco - Gerente Sênior de Branding e Comunicação de Vult
Aline Melo - Gerente de Branding e Comunicação de Vult
Talita Carvalho - Especialista em Branding de Vult

 

*C R I A Ç Ã O é um projeto que tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/ publicidade, criadas e exibidas no mundo todo e que abordem temas como DE&I, energia, saúde mental, e outros transversais ao nosso setor. A ideia é que possam servir de inspiração para a área criativa da nossa indústria e ajudar a tornar o nosso mercado mais humano, solidário e sustentável. Ah! E, caso tenham profissionais brasileiros envolvidos, melhor ainda!

😊💚

*A curadoria dos conteúdos para este projeto está sob a coordenacão da nossa diretora de comunicação, Lia Medeiros

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