Retomada do trabalho presencial: certificação auxilia empresas na volta do home office

26/04/2022 19:36

Visualizações: 712

Depois de um longo período em regime home office, muitas empresas finalmente começam preparar a volta presencial ao escritório. Para garantir o bem-estar dos colaboradores, funcionários e fornecedores até então acostumados a trabalhar em casa é necessário que os ambientes sejam acolhedores e ao mesmo tempo seguros.

Por trás do funcionamento de áreas tão necessárias como limpeza, segurança e manutenção estão os serviços de facilities, que passaram a ser certificados pela ABNT Certificadora.

A NBR ISO 41001:2000 surgiu para certificar os processos de facility das empresas, com o padrão de qualidade já mundialmente conhecido da ISO (International Organization for Standardization), Organização Internacional da Normalização.

"Enquanto a ISO 9001 é direcionada somente aos processos principais, a ISO 41001 dá suporte aos serviços de infraestrutura como limpeza, segurança e manutenção e a tudo que pode facilitar os processos do dia a dia de uma empresa. Com serviços bem integrados e racionalizados, é possível obter tanto redução de custos como melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das organizações", explica o Diretor de Certificação da ABNT, Antônio Carlos Barros de Oliveira.

Segundo o dirigente, o interesse do mercado pela certificação tem aumentado consideravelmente desde sua implantação, em 2000, por apoiar as empresas sobre a orientação e definição de requisitos necessários para atingirem seus objetivos com uma boa gestão de todos os processos e instalações de suporte que necessitam.

A NBR ISO 41001 padroniza os processos e implanta controles vindos das melhores práticas de mercado, focando na melhoria na Qualidade de Vida do usuário e rentabilidade da empresa.

"A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.", explica o presidente da ABNT, Mario William Esper.

 

 

 

Sobre a ABNT


A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Fonte: redação com assessoria

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10