Artigo

A energia solar e os carros elétricos, por Ricardo David

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/05/2022 16:04
A energia solar e os carros elétricos, por Ricardo David Imagem: Divulgação Visualizações: 1251 (0) (0) (0) (0)

Sabe aquela angústia que toma conta da gente quando percebemos que é preciso abastecer o carro, mas logo lembramos que com R$50,00 não conseguimos colocar nem 10 litros de gasolina no tanque? Pois é, as expressivas e recorrentes altas dos preços dos combustíveis levaram a maioria de nós a pensar duas vezes antes de tirar o veículo da garagem. Imagina então o tamanho da preocupação daqueles que dependem disso para viver, como taxistas, motoristas de aplicativo ou empresas com grande frota.

Mas em um futuro próximo essa realidade vai mudar. A energia que abastecerá automóveis virá de fonte limpa e renovável, energia essa que representa um total de 80% da produção energética do Brasil. É importante considerar que os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que até 2035 espera-se que 60% da frota de automóveis no Brasil seja de carros elétricos. O impacto desse aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, se houver um planejamento e estruturação para essa demanda, poderá ser integralmente suprido por fontes de energia alternativas. Não apenas a solar, mas também a eólica.

O Brasil está na lanterna da corrida pela eletrificação dos automóveis. Porém essa é a solução mais viável para o atual momento. Nesse paradoxo, ainda temos algo que foi pouco explorado e que será uma transformação neste momento de transição dos automóveis à combustão para os elétricos: a energia solar.

Pode parecer algo distante, mas a energia solar no Brasil evoluiu muito no início do século. E, por mais óbvio que pareça, é importante ressaltar que podemos acabar com a poluição causada pelos veículos por meio da ação em conjunto para o desenvolvimento do setor de energia solar e dos carros elétricos.

É de se estranhar que essa realidade não tenha ainda chegado a nosso país, ainda mais quando lembramos que somos o fornecedor de lítio para a produção de baterias para inúmeras montadoras do mundo, como é o caso da Tesla. Porém, essa renovação pode ser a saída para fortalecer, não apenas o setor dos automóveis elétricos, como toda a economia do Brasil.

Se investimos tanto, por tantos anos, agora é o momento de buscarmos uma conciliação, que possibilite que o combustível do futuro venha do céu. O sol, que é praticamente um símbolo nacional, também pode ser a saída para a crise dos combustíveis, amplificando ainda mais a capacidade do nosso país de se desenvolver economicamente.

Eu imagino um futuro em que tenhamos a possibilidade de produzir energia solar para abastecer uma frota crescente de automóveis elétricos. No qual o setor público diminua as suas despesas com automóveis por meio de eletrificados e que toda essa energia possa ser proveniente de um recurso que não é escasso e que não sofre variações tão constantes como os combustíveis fósseis.

O Governo precisa observar o crescimento do setor da eletromobilidade e da produção de energia alternativa, para que possamos ter uma política cruzada, que busque um crescimento ordenado de ambos os setores. Esse momento de alta dos combustíveis deveria ser um momento de reflexão: vamos continuar esperando o novo aumento ou vamos trabalhar para transformar as fontes energéticas dos veículos no Brasil? Cabe a reflexão.

Sobre o autor: Ricardo David é sócio-fundador da Elev. Engenheiro eletricista, Ricardo é pós-graduado pela Universidade Federal da Bahia. Foi Gerente da área de energia da Petrobras por 10 anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.