Artigo

A importância da norma de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, por Alessandra Gaspar Costa

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/05/2022 15:45
A importância da norma de prevenção de acidentes e doenças no trabalho,  por Alessandra Gaspar Costa Imagem: Divulgação Visualizações: 2146

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, mostram que, de 2019 para 2020, o número de acidentes de trabalho graves notificados no Brasil passou de 94.353 para 132.623, um crescimento drástico de 40% - número que pode ser ainda maior.

Para auxiliar na redução desse problema mundial -- dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) informam que ocorrem 270 milhões de acidentes todos os anos -- a International Organization for Standardization (ISO), desenvolveu a norma internacional 45001, Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

Durante abril, foi realizada a campanha Abril Verde, incentivando a notificação de acidentes e doenças ocupacionais. O mês foi escolhido por 28 de abril ser o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data em memória ao acidente ocorrido no mesmo dia, em 1969, nos Estados Unidos, no qual 78 trabalhadores perderam a vida na explosão de uma mina. O aumento de casos registrados pelo Ministério da Saúde, que consideram os setores formal e informal, demonstra que esse passado continua presente.

Falar de Abril Verde sem citar a ISO 45001 é impossível, pois essa norma age diretamente no bem-estar dos colaboradores e da organização como um todo, oferecendo uma estrutura para aumentar a segurança do ambiente de trabalho, além melhorar a saúde física e mental.

Uma organização que implementa a ISO 45001 reduz expressivamente os riscos de acidentes, de doenças profissionais e de custos, considerando que com menos colaboradores acidentados e doentes, maior a continuidade do negócio.

A ISO 45001 possui fácil integração com a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), pois também segue a estrutura do Anexo SL (Structure Level): escopo, referências normativas, termos e definições, contexto da organização, liderança e participação do colaborador, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria.

O sucesso integral da implementação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional depende do comprometimento da liderança e participação de todos da organização. Pode ser aplicada a todos os tipos de organizações, independentemente do setor e tamanho e, age de maneira proativa, prevenindo e evitando futuros acidentes, essencial para que as estatísticas não continuem crescendo.

Sobre a autora: Alessandra Gaspar Costa é diretora executiva da APCER Brasil, uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos no site da APCER.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.