Artigo

Assédio contra a mulher no trabalho: empresas assumem novo papel nesta luta, por Romeu José de Assis

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/10/2023 07:23
Assédio contra a mulher no trabalho: empresas assumem novo papel nesta luta, por Romeu José de Assis Imagem: MaxSchwoelk Visualizações: 2000

Desde o dia 20 de março deste 2023, as empresas com CIPA têm uma nova responsabilidade: proteger a mulher contra o assédio sexual e moral no trabalho.

A Lei nº 14.457/2022 modificou a Norma Regulamentadora da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédios. Essa nova legislação determina que as empresas, por meio da comissão, orientem os empregados, em todos os níveis, a protegerem a mulher contra o assédio sexual, em especial o praticado pelo comando diretivo.

A ideia do legislador é de que ocorra prevenção e combate aos assédios; apuração de denúncias que surgirem; e responsabilização aos casos de assédio sexual, garantindo anonimato tanto à vítima quanto ao assediador e às testemunhas.

Duas são as questões preocupantes às empresas: como fazer isso, levando em conta o grau de sensibilidade do assunto durante a apuração dos fatos? Como fazer esse trabalho, considerando a legislação civil, penal e trabalhista, com pessoas leigas?

Num primeiro momento, parece que a legislação veio para complicar as empresas, mas isso não é verdade. Vamos conferir: a mulher, como vítima dos assédios, tem a capacidade de concentração reduzida, o que a coloca como vítima fácil de acidentes de trabalho. Afinal, diante de um caso concreto de assédio, pode se sentir culpada pela situação, acarretando-lhe baixa estima, problemas psicológicos, fazendo-a ficar doente, com insônia, sem motivação, e sem vontade de se dedicar à carreira. Por consequência de tudo isso, sua participação nas ideias de gestão da organização será prejudicada, fazendo com que a empresa perca em produtividade, com aumento de atestados médicos e maior rotatividade de pessoal.

Com a nova legislação, todos ganham: as mulheres, líderes e empresa. A solução para isso, necessariamente, passa pela conscientização da liderança, através de treinamento de todos os líderes hierárquicos, além de orientação à mulher, que tem sido refém de líderes indesejáveis.

Sobre o autor: Romeu José de Assis é advogado trabalhista e previdenciário, técnico de Segurança do Trabalho, palestrante, consultor jurídico empresarial e autor do livro 50 Tons Reveladores de Assédio Sexual e Moral no Trabalho para Líderes

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.