Artigo

O futuro da robótica na indústria de O&G, por Sandro Maciel

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/12/2023 18:57
O futuro da robótica na indústria de O&G, por Sandro Maciel Imagem: Divulgação Visualizações: 628 (0) (0) (0) (0)

Hoje em dia, grande parte das novas tendências tecnológicas da indústria estão de alguma forma relacionadas com IA (Inteligência Artificial), Internet das Coisas (IoT) e robótica. É sobre essa última que quero falar. 

Como profissional com mais de 30 anos de atuação na indústria de O&G, vi muitas tecnologias nascerem, florescerem e se tornarem comuns. Porém, algo chama a atenção nesse caso: cada uma dessas três tecnologias efetivamente agrega valor quando aplicada individualmente. No entanto, o seu impacto é maior quando essas tecnologias são combinadas.

Acredito verdadeiramente que estamos nas fases iniciais de uma revolução tecnológica que tem o potencial de acrescentar valor em muitas áreas da indústria de petróleo e gás, mudando substancialmente a forma como trabalhamos, possibilitando abordagens diferentes para a realização das operações, a gestão da segurança e o gerenciamento dos desafios do dia a dia das atividades inerentes à indústria de O&G.

Os dispositivos robóticos estão mais do que aptos a desempenhar um papel fundamental em nossa indústria. Na verdade, isso já está acontecendo, principalmente em algumas áreas óbvias nas quais faz todo o sentido substituir trabalhadores, como nos ambientes em que há risco de vida, com altos níveis constantes de sulfeto de hidrogênio (H₂S) ou em plataformas remotas de produção offshore não tripuladas. Não é apenas mais seguro, mas também mais eficiente e econômico.

E as coisas ficam ainda mais interessantes quando a robótica se junta à IA, pois permite que dispositivos robóticos realizem tarefas mais complexas, assumindo uma variedade de funções que vão desde a otimização de recursos até à melhoria da segurança operacional. Na verdade, já chegaram a muitas áreas, proporcionando valor acrescentado via soluções inovadoras.

O número de cenários nos quais os dispositivos robóticos podem ser aplicados é quase ilimitado, principalmente quando se consideram atividades rotineiras, em que a mesma sequência de tarefas ou ações (simples) são repetidas. Com o uso da IA, estas tarefas sistemáticas podem ser amplamente otimizadas e melhoradas quando os dados adquiridos de tarefas executadas anteriormente estão disponíveis para análise.

Estamos apenas no início do processo, mas as possibilidades são claras. Este processo irá em breve revelar-se perturbador em muitas áreas de aplicações na indústria de petróleo e gás.
Plug & Abandono

Uma das áreas nas quais o uso de dispositivos robóticos pode dar uma contribuição valiosa é na coleta de dados upstream, especialmente na coleta de dados faltantes de poços, que incluem a condição de hardware do poço, integridade e condição de isolamento. 

Esses dados são essenciais para garantir a integridade e a segurança, possibilitando a avaliação de possíveis problemas bem como o planejamento adequado de atividades corretivas de intervenção no poço. Em última análise, esta aplicação, com dispositivos robóticos, representa um facilitador chave para o planejamento bem-sucedido e talvez, em breve, para a execução de operações de Plug and Abandonment (P&A) em poços de petróleo e gás.

Como o P&A está inserido no conceito de Intervenção em poço, dispositivos robóticos poderiam ser usados em uma ampla gama de aplicações no ambiente de poço, desde simples execuções para obtenção de dados de fundo de poço até tarefas complexas, como uma operação de dispositivos mecânicos, como as camisas deslizantes (Sliding Sleeves), ou para assentar tampões, passar da coluna de produção para o revestimento e vice-versa, para acessar poços laterais ou poços abertos, para realizar uma série de tarefas etc. Esses cenários podem se tornar realidade em futuras operações diárias de poços, desde que as condições para o desenvolvimento estejam disponíveis nos próximos anos.

Aqui, mais uma vez, o potencial de aplicações é vasto. À medida que a tecnologia avança na direção certa, com o apoio necessário das partes interessadas da indústria, prevejo um futuro brilhante no qual o uso da robótica em aplicações de O&G se tornará uma rotina diária, como aconteceu com muitas ‘novas tecnologias’ no passado, que se tornaram de ‘uso padrão’ em toda a indústria hoje em dia.

Obviamente, isso não acontecerá em um dia. É um longo caminho até chegarmos lá. Mas os elementos necessários estão disponíveis. A tecnologia está disponível, suficientemente madura e continua a evoluir – só precisa de orientação, na minha humilde opinião. E a demanda existe porque a indústria está sempre buscando como fazer mais com menos, de forma mais segura e maximizando os lucros. 

Outro elemento importante são os visionários que promovem estes avanços. Historicamente, a indústria aproveitou a evolução tecnológica para alcançar o próximo nível de excelência operacional, às vezes até se reinventando. Neste momento, o trabalho destes visionários não é amplamente visível, mas existem nichos onde o desenvolvimento da robótica para O&G é notável. São necessários investimentos constantes para alimentá-lo até que um nível escalável seja alcançado. Então, toda a indústria será beneficiada.

Sobre o autor: Sandro Maciel é Especialista em Intervenção de Poços na área de Robótica da ouronova.  Técnico em Instrumentação Industrial & Tecnologia de Automação, tem mais de 30 anos de carreira na Indústria de petróleo e gás, na qual ocupou cargos técnicos e gerenciais na SLB e Weatherford em diversos países, participando de projetos onshore e offshore nas áreas de construção, completação e intervenção de poços.

Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20