Internacional

Apesar do risco de apagões, Reino Unido não planeja medidas de economia de energia

AFP, 07/10/2022
07/10/2022 08:34
Visualizações: 1427

O governo conservador de Liz Truss descartou nesta sexta-feira, 7, uma campanha para que os britânicos reduzam seu uso de energia, apesar de um relatório alertando que o Reino Unido pode enfrentar apagões generalizados neste inverno.

Na quinta-feira, um relatório da National Grid, operadora da rede elétrica britânica, alertou ao afirmar que, em um cenário extremo de importações insuficientes de gás, podem ocorrer apagões ocasionais neste inverno.

Um dia depois, a palavra "apagão" apareceu nas primeiras páginas de todos os jornais.

No entanto, questionado pelo canal Sky News sobre a necessidade de instar os britânicos a poupar energia, como é esperado pela maioria dos governos europeus, o secretário de Estado para o Clima, Graham Stuart, assegurou que o governo "não envia essa mensagem".

O executivo britânico "não vai pedir às pessoas que desliguem as coisas (...) quando isso não faz diferença para nossa segurança energética", acrescentou.

"Achamos que temos uma oferta diversificada e robusta em todos os cenários mais prováveis, ficaremos bem, mas estamos nos preparando para tudo", afirmou.

Stuart não quis confirmar, mas também não negou, reportagens da imprensa que apontavam inicialmente para uma campanha do governo de economia de energia, rejeitada à última hora pela primeira-ministra.

Truss diz que não quer um "Estado babá" ou dizer às pessoas o que fazer, seguindo a tradição ultraliberal do Partido Conservador britânico.

"Estamos em uma boa posição em comparação com nossos vizinhos europeus. Não dependemos do gás russo. Quase metade do nosso consumo de gás é produzido no Reino Unido", argumentou Stuart na Sky News.

No entanto, ele admitiu que devido à guerra na Ucrânia e as consequentes limitações no fornecimento de gás russo, "este inverno traz mais riscos do que os anteriores".

Stuart também descartou a ideia de racionamento, em um Reino Unido ainda traumatizado por memórias de apagões e racionamento de energia na década de 1970 após a crise do petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.