Gás Natural

Brasil publica diretrizes para ampliar concorrência e redesenhar mercado de gás

Reuters, 03/05/2022
03/05/2022 13:07
Visualizações: 1632

O presidente Jair Bolsonaro aprovou em despacho publicado nesta terça-feira diretrizes estratégicas para o desenho do novo mercado de gás natural, além de aperfeiçoamentos de políticas públicas para transição para um mercado concorrencial, conforme pretendido no programa "Novo Mercado de Gás".
As diretrizes constam de uma resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em abril deste ano.
As medidas buscam promover um ambiente estável e atrativo para a realização de negócios, reduzindo incertezas no período de transição para o novo modelo de mercado, disse em nota o Ministério de Minas e Energia, no mês passado.
Entre as diretrizes aprovadas, estão a eliminação de barreiras econômicas e regulatórias às atividades de exploração e produção de gás natural e a realização de leilões regulares de blocos exploratórios, incluindo áreas vocacionadas para a produção de gás natural, especialmente em terra.
A resolução também pretende reforçar a separação entre as atividades potencialmente concorrenciais (produção e comercialização de gás) das atividades monopolísticas (transporte e distribuição).
Outro objetivo do novo desenho de mercado é aproximar os setores de gás natural e energia elétrica, buscando "alocação equilibrada de riscos".
Fala-se em maior integração com o planejamento do setor elétrico e aperfeiçoamento dos planos indicativos de infraestrutura, que poderão considerar instalações de armazenamento e estocagem.
Já entre os princípios da transição para um mercado concorrencial do produto, o texto menciona, entre outros aspectos, a mitigação de condições que favoreçam diferenças acentuadas de preços do gás entre as regiões do país, "com gradativa implantação do sinal locacional".
A resolução recomenda ainda que o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia incentivem os Estados a promoverem reformas na prestação do serviço de gás canalizado, com eventuais aditivos aos contratos de concessão para adequá-los às "boas práticas regulatórias".
Também recomenda-se que as pastas incentivem os governos estaduais a privatizar suas concessionárias de gás canalizado.
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
Dutos
Sensor portátil do CNPEM em teste pode reduzir entupimen...
08/08/25
Combustíveis
Biodiesel ganha protagonismo na economia e no cotidiano ...
07/08/25
Pessoas
Alessandro Falzetta é o novo Diretor de Experiência do ...
07/08/25
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22