Internacional

China constrói maior usina solar da América Latina para ajudar Argentina em transição energética

PR Newswire, 18/01/2023
18/01/2023 10:02
Visualizações: 2456

Um relatório da haiwainet.cn: Na província de Jujuy, no norte da Argentina, a quatro mil metros acima do nível do mar, Cauchari é o local da maior usina de energia solar da América Latina em um deserto árido. Cauchari é um local remoto a 300 quilômetros de San Salvador, capital de Jujuy. Quando concluída, a usina contará com 1,2 milhões de painéis solares, tornando-se uma das maiores usinas solares do mundo.

Cauchari está na área com a melhor radiação solar do mundo, mas costumava ser uma das regiões menos desenvolvidas da Argentina. No passado, não havia hospital, escola, nem mesmo uma estrada decente, e mais da metade das residências não tinha eletricidade. Muitos agricultores locais ganham a vida vendendo artesanatos e especiarias, já os jovens precisam deixar a área para encontrar um emprego.

"O projeto da usina solar de Cauchari trouxe grandes mudanças para a área local", disse Louis, engenheiro de projetos da Cauchari, "Apenas a construção do projeto em si gerou cerca de 1.500 empregos, o equivalente ao número total de habitantes dos vilarejos próximos. Muitos dos habitantes locais tornaram-se parte do projeto após o treinamento. Os trabalhadores de construção ganham cerca de 700 dólares por mês, o que é muito mais do que antes."

A usina solar de Cauchari foi aclamada como "um dos projetos fotovoltaicos mais importantes do mundo" pela mídia local. Até o momento, o projeto produziu 1,74 milhão de MWh de energia, o que aliviou muito a pressão sobre a carga energética local, suprindo cerca de 250 mil residências com energia limpa e eliminando 325 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono em um ano, o equivalente ao plantio de 300 mil árvores, além de gerar uma receita econômica direta de quase 65 milhões de dólares anualmente para o governo local.

Atualmente, a usina solar de Cauchari se tornou um cartão de visita de peso para as empresas chinesas na Argentina. O presidente argentino Fernandez disse que a "PowerChina" é uma das empresas chinesas mais conhecidas na Argentina e que o governo argentino continuará oferecendo forte suporte aos projetos-chave promovidos pela PowerChina, como gasodutos de gás natural, energia eólica e energia solar. A Argentina também recebe de bom grado a ajuda da PowerChina para a atualização da infraestrutura e a transformação energética do país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25