Internacional

Opep+ acerta novo aumento da produção a partir de outubro para recuperar participação de mercado

Reuters, 08/09/2025
08/09/2025 07:10
Visualizações: 546

A Opep+ concordou em aumentar ainda mais a produção de petróleo a partir de outubro, à medida que a líder Arábia Saudita busca recuperar sua participação no mercado.

Mas a decisão do grupo neste domingo também representa uma desaceleração no ritmo dos aumentos de produção em comparação com os meses anteriores, devido a um enfraquecimento previsto da demanda global.

A Opep+ vem elevando a produção desde abril, após anos de cortes para apoiar o mercado de petróleo, mas o acordo para aumentar ainda mais a produção surpreendeu em meio a um provável excesso de petróleo nos meses de inverno do hemisfério norte.

Oito membros da Opep+ concordaram neste domingo, em uma reunião online, em aumentar a produção a partir de outubro em 137.000 barris por dia, informou o grupo em um comunicado, muito abaixo dos aumentos mensais de cerca de 555.000 bpd em setembro e agosto e de 411.000 bpd em julho e junho.

O acordo firmado neste domingo também significa que a Opep+ começou a desfazer uma segunda rodada de cortes de cerca de 1,65 milhão de barris por dia por parte de oito membros — mais de um ano antes do previsto. O grupo já havia revertido totalmente a primeira rodada de cortes, de 2,5 milhões de barris por dia, desde abril, o equivalente a cerca de 2,4% da demanda global.

"Os barris podem ser pequenos, mas a mensagem é grande", disse Jorge Leon, analista da Rystad e ex-funcionário da Opep. "O aumento tem menos a ver com volumes e mais a ver com sinalização -- a Opep+ está priorizando a participação no mercado, mesmo correndo o risco de preços mais baixos."

A Opep+, composta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mais a Rússia e outros aliados, teve facilidade para aumentar a produção quando a demanda estava crescendo no verão, mas o verdadeiro teste virá no quarto trimestre com a expectativa de desaceleração da demanda, disse Leon.

A Opep+ disse que mantém opções para acelerar, pausar ou reverter os aumentos em reuniões futuras. A próxima reunião dos oito países foi agendada para 5 de outubro.

NOVA CAPACIDADE
Os aumentos de produção da Opep este ano também ocorrem em meio aos esforços da Arábia Saudita para punir outros membros, como o Cazaquistão, por excesso de produção, enquanto os Emirados Árabes Unidos ampliaram sua capacidade e passaram a buscar metas mais altas.

No início deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou o grupo a aumentar a produção, buscando cumprir sua promessa eleitoral de reduzir os preços domésticos da gasolina.

Os aumentos na produção levaram a uma queda nos preços do petróleo de cerca de 15% até agora neste ano, levando os lucros das empresas petrolíferas ao nível mais baixo desde a pandemia e provocando dezenas de milhares de cortes de empregos.

No entanto, os preços do petróleo não despencaram, sendo negociados a cerca de US$65 por barril, apoiados pelas sanções ocidentais contra a Rússia e o Irã. Isso encorajou a Opep+ a continuar aumentando a produção.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.