Internacional

Opep+ não deve mexer em política de petróleo na próxima reunião, dizem fontes

Reuters, 03/08/2023
03/08/2023 07:05
Visualizações: 1500

É improvável que a Opep+ ajuste sua atual política de produção de petróleo quando um comitê se reunir na sexta-feira, disseram seis fontes do grupo à Reuters, no momento em que a oferta mais restrita e a demanda resiliente impulsionam uma alta nos preços da commodity.

Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia, conhecidos como Opep+, se reúnem em 4 de agosto. O Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto pode convocar uma reunião completa do grupo se necessário.

O petróleo Brent subiu para uma máxima de três meses esta semana acima de 85 dólares, com a oferta mais apertada e a demanda crescente superando a preocupação de que os aumentos das taxas de juros e a inflação persistente possam afetar o crescimento econômico.

Seis fontes da Opep+ disseram que o comitê provavelmente não fará nenhuma alteração na política existente durante a reunião online de sexta-feira. Uma delas citou o aumento do preço do petróleo como motivo para não tomar atitude.

A Opep e o Ministério de Energia da Arábia Saudita não responderam imediatamente aos pedidos de comentários na terça-feira.

Nos comentários mais recentes de um membro da Opep sobre o mercado, o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos disse à Reuters em 21 de julho que as ações atuais do grupo que inclui a Rússia eram suficientes por enquanto, e eles estavam "a apenas um telefonema" se outras medidas fossem necessárias.

O ministro dos Emirados Árabes Unidos faz parte do comitê, presidido pelo ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman.

Ainda assim, uma surpresa não pode ser descartada. O ministro saudita afirmou em julho que a Opep+ vai "continuar o esforço para surpreender os mercados". Em abril, vários membros do grupo anunciaram cortes pouco antes de uma reunião ministerial em que não esperada ação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25