Internacional

Petróleo cai mais de US$1/barril com aumento de estoques nos EUA

Reuters, 15/02/2024
15/02/2024 09:45
Visualizações: 320

Os contratos futuros do petróleo caíram 1 dólar por barril nesta quarta-feira, após uma alta dos estoques da commodity nos Estados Unidos e notícias sobre uma possível ameaça à segurança norte-americana, o que poderia reduzir a demanda por petróleo na maior economia do mundo.

Os futuros do petróleo Brent fecharam a 81,60 dólares por barril, com queda de 1,17 dólar, ou 1,4%. Os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA fecharam a 76,64 dólares o barril, com queda de 1,23 dólar, ou 1,6%.

Os estoques de petróleo dos EUA saltaram 12 milhões de barris, para 439,5 milhões de barris na semana passada, disse a Administração de Informação de Energia (AIE), superando em muito as expectativas dos analistas em uma pesquisa da Reuters de um aumento de 2,6 milhões de barris, à medida que o refino caiu para seus níveis mais baixos desde dezembro de 2022.

"A taxa de utilização das refinarias é um pseudo desastre, caindo de quatro a cinco semanas consecutivas no final do inverno", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho, ??acrescentando que as refinarias mantiveram a atividade lenta mesmo depois de emergirem de um congelamento profundo que prejudicou as operações no mês passado.

O consumo de petróleo nas refinarias na semana passada caiu 298.000 barris por dia, para 14,5 milhões de bpd, e as taxas de utilização das refinarias diminuíram 1,8 ponto percentual, para 80,6% da capacidade total, ambos os níveis mais baixos desde que a tempestade de inverno Elliott também afetou dezenas de refinarias em dezembro de 2022.

Além disso, o presidente dos serviços secretos do Congresso dos EUA alertou para uma "grave ameaça à segurança nacional", sem fornecer mais detalhes, assustando alguns investidores do setor de petróleo.

Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.