Internacional
DATAGRO, 06/10/2025
O contrato de novembro do petróleo WTI negociado na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex) terminou esta sexta-feira (3) em moderada alta de 0,66%, cotado a US$ 60,88/barril. O vencimento de dezembro para o Brent avançou 0,66% na Intercontinental Exchange (ICE), negociado a US$ 64,53/barril. Por outro lado, na semana, os contratos futuros do combustível acumulam perdas 7,36% e 6,78%, respectivamente.
Neste pregão, os preços do combustível eram impulsionados pelo movimento técnico de ajuste nas posições, impulsionado pelas perdas robustas anotadas nas sessões anteriores, enquanto o mercado repercutiu o ultimato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Hamas. O mandatário disse que o grupo paramilitar palestino tem até às 19 horas de Brasília de domingo (5) para aceitar ou não o acordo proposto para o fim da guerra contra Israel.
Limitando maiores ganhos, conforme informado pela Reuters, em reunião online agendada para domingo, os oito países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) devem aumentar ainda mais a produção de petróleo.
De um lado, a Rússia sugere um aumento mais modesto, de 137 mil barris por dia (bpd) a partir de novembro, a fim de evitar colocar pressão sobre os preços globais da commodity. Do outro, a Arábia Saudita, líder do grupo, sugere que esse número dobre, triplique ou até mesmo quadruplique — 274 mil bpd, 411 mil bpd ou 548 mi bpd, respectivamente.
Fale Conosco
23