Internacional
DATAGRO, 30/09/2025
O contrato de novembro do petróleo WTI negociado na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex) terminou esta segunda-feira (29) em expressiva queda de 3,45%, cotado a US$ 63,45/barril. O vencimento de dezembro para o Brent recuou 3,08% na Intercontinental Exchange (ICE), negociado a US$ 67,09/barril.
Neste pregão, os preços do combustível foram pressionados pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de um projeto para a paz na Faixa de Gaza, que já foi aprovado pelo líder de Israel, Benjamin Netanyahu.
Entre as medidas anunciadas, o mandatário declarou que os membros do Hamas seriam anistiados se entregassem suas armas, e propôs uma nova governança para a Palestina com a participação do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que autorizou a invasão ao Iraque em 2003.
Além disso, os preços do combustível também foram impactados pelo possível aumento na cota de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). De acordo com fontes ligadas à Reuters, o cartel planeja um novo avanço de pelo menos 137 mil barris por dia (bpd) em novembro, que será decidido já na próxima reunião, marcada para domingo (5).
No radar, as tensões no Leste Europeu e os desdobramentos da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Fale Conosco
23