Internacional

UE antecipará revisão da meta de emissão zero para 2035 em carros e vans

Pressionada por montadoras, Comissão Europeia avalia combustíveis neutros em CO2 como alternativa aos elétricos.

DATAGRO, 15/09/2025
15/09/2025 10:18
Visualizações: 927

A Comissão Europeia decidiu antecipar para o final deste ano a revisão da meta de emissão zero de CO2 para carros e vans até 2035, originalmente prevista para 2026. A medida atende a apelos de montadoras que afirmam que a transição completa para veículos elétricos não é mais viável.

O objetivo da União Europeia é reduzir em 100% as emissões de CO2 de carros e vans novos até 2035, o que significaria o fim da venda de veículos com motor a combustão interna.

Na última sexta-feira (5), a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, reuniu-se com executivos do setor automotivo para discutir os desafios da indústria. Segundo a equipe do vice-presidente executivo da Comissão, Stephane Séjourné, a revisão deve se concentrar especialmente nas vans, cuja participação elétrica é de apenas 8,5% das vendas — metade da registrada nos carros de passeio.

Ainda não há detalhes sobre a nova proposta, mas alternativas em discussão incluem a utilização de combustíveis neutros em CO2, como biocombustíveis, além de híbridos plug-in e sistemas de extensão de autonomia.

As montadoras europeias enfrentam um cenário de forte pressão, marcado pelas tarifas dos Estados Unidos, pela fraca demanda interna e pela disputa com fabricantes chineses, que lideram o mercado global de veículos elétricos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.