Evento

1º Congresso Brasileiro de CCS: Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento

O objetivo do evento é incentivar o desenvolvimento de Captura e Armazenamento de Carbono para uma economia de baixo carbono

Redação TN/Assessoria
13/09/2022 13:25
1º Congresso Brasileiro de CCS: Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento Imagem: Divulgação Visualizações: 2323

As grandes empresas do mundo estão buscando alternativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em suas operações. E algumas dessas alternativas serão apresentadas no 1º Congresso Brasileiro de CCS: Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento, que será realizado pela CCS Brasil nesta terça-feira, 20/09, em formato on-line no horário de 8h45 às 12h30 e de 14h00 às 19h30. A CCS Brasil é uma associação que incentiva o desenvolvimento de projetos de CCS como estratégia para uma economia de baixo carbono.

No encontro, serão debatidas as oportunidades de adoção de tecnologias de captura e armazenamento de CO₂, que podem ser implementadas pelos setores da indústria como: petróleo, gás, etanol, biogás, mineração, termelétricas, cimenteiras, indústria química, de fertilizantes, refinarias e outras. A estratégia visa alcançar as metas de redução de emissões e contribuir na conservação do meio ambiente.

"O Brasil tem grandes empresas que podem servir de exemplo para o mundo na questão da captura e armazenamento de CO₂. Por isso queremos criar essa interação entre os diversos stakeholders para demonstrar que é possível criar uma cultura de baixo carbono", afirma Isabela Morbach (foto), advogada, doutora em energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP e diretora da CCS Brasil.

"As tecnologias de CCS são uma das principais alternativas para descarbonização, por serem de fácil de implementar em indústrias já existentes e pela escala que conseguem atingir. Além disso, é uma nova atividade econômica que pode gerar milhares de empregos verdes no Brasil e alavanco desenvolvimento sustentável", explica Nathália Weber, engenheira, mestre em energia, doutoranda na Escola Politécnica da USP e diretora da CCS Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25