Mulheres na indústria

7º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química recebe nomeações até 22 de março

Desde 2018, a premiação destaca a igualdade de gênero e o trabalho das pesquisadoras na ciência no país. As vencedoras serão anunciadas em maio

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/02/2024 09:04
7º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química recebe nomeações até 22 de março Imagem: Rodrigo Barbosa Visualizações: 1607

Na foto: as pesquisadoras Evelin Andrade Manoel (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Joyce Kelly Rosário da Silva (Universidade Federal do Pará) e Aline Machado de Castro (Petrobras), vencedoras do prêmio em 2023

Estão abertas as nomeações para o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química 2024. A premiação para pesquisadoras, cientistas e executivas é oferecida pela American Chemical Society (ACS) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). As candidatas têm até o dia 22 de março para concorrer a um dos principais prêmios da comunidade científica do país.

Em sua sétima edição, a premiação tem como objetivo promover a igualdade de gênero, principalmente na comunidade química brasileira, e reconhecer o impacto da diversidade na pesquisa científica em química. Assim, o prêmio busca reconhecer mulheres cientistas com contribuições relevantes e pesquisas de destaque no campo da química e ciências afins. A nomeação ou autonomeação pode ser feita também por mulheres transgênero e pessoas não-binárias. O prêmio é patrocinado pela CAS e ACS Publications, duas divisões da ACS, e as inscrições são analisadas em conjunto pela SBQ e pela ACS.

As vencedoras serão anunciadas no início de maio. A premiação será feita no Simpósio do Núcleo Mulheres SBQ, no dia 25 de maio, durante a 47ª Reunião Anual da SBQ, em Águas de Lindoia (SP).

Para se candidatar ou fazer uma nomeação, acesse https://www.acs.org/funding/awards/premios-mulheres-brasileiras-em-quimica.html

O Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, criado em 2018, tem três categorias:

Líder Emergente em Química e Ciências Correlatas 
Este prêmio reconhecerá as realizações de uma jovem cientista ou empreendedora notável na química ou em áreas relacionadas. A idade máxima é 40 anos, ou não ter concluído seu doutorado há mais de 10 anos, completados em 2023.

Líder na Indústria
Este prêmio reconhecerá uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o benefício da sociedade.

Líder Acadêmica
Este prêmio reconhecerá uma mulher com uma carreira consolidada na academia e cuja contribuição para a pesquisa científica na química tenha um impacto global e social.

Um painel de jurados analisará todas as indicações. Esse painel será composto por representantes da SBQ (e seu Núcleo Mulheres) e representantes globais da ACS.

Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro no valor equivalente a US$ 2.000; uma ID do SciFinder válida por um ano; uma associação à ACS e à SBQ por um ano; um certificado de premiação em inglês; uma placa de homenagem em português; cobertura jornalística na C&EN e no Boletim da SBQ, bem como nas redes sociais oficiais da SBQ e do Núcleo Mulheres SBQ; e inscrição gratuita em um curso oferecido pelo Instituto ACS.

Sobre a American Chemical Society: -A American Chemical Society é uma organização sem fins lucrativos registrada pelo Congresso dos Estados Unidos. Com mais de 150 mil membros, a ACS é a maior sociedade científica do mundo e uma das principais fontes de informação científica autorizada. Para obter mais informações, visite acs.org

Sobre a Sociedade Brasileira de Química: A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi fundada em 1977 com o objetivo de promover o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento em química no Brasil. Para obter mais informações, visite sbq.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.