RenovaBio

A B3 aceitará aposentadorias de Créditos de Descarbonização (CBIO) até quinta-feira, dia 28/03/2024, para fins de cumprimento das metas de descarbonização referentes ao ano de 2023

Redação TN Petróleo, Agência ANP
11/03/2024 06:57
A B3 aceitará aposentadorias de Créditos de Descarbonização (CBIO) até quinta-feira, dia 28/03/2024, para fins de cumprimento das metas de descarbonização referentes ao ano de 2023 Imagem: Divulgação Visualizações: 2695

Até o dia 5/3, 51 distribuidores já haviam cumprido integramente suas metas, tendo sido aposentados aproximadamente 17,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs), o que corresponde a aproximadamente 43 % do total das metas individuais relativas ao ano de 2023 (40,9 milhões de CBIOs, estabelecido pelo Despacho ANP nº 1.319, de 1º de novembro de 2023). 

Até a mesma data, havia um total de 32,9 milhões de CBIOs disponíveis para negociação na B3, dos quais 23,3 milhões na posse de distribuidores de combustíveis, 9 milhões com emissores primários (produtores de biocombustíveis certificados no RenovaBio) e 558 mil com partes não obrigadas ao cumprimento de metas do RenovaBio. 

O descumprimento parcial ou integral da meta anual individual sujeita o distribuidor de combustíveis a multa, prevista no art. 9º da Lei nº 13.576, de 2017, e no art. 6º do Decreto nº 9.888, de 2019, sem prejuízo das demais sanções administrativas e pecuniárias previstas na Lei nº 9.847, de 26 de outubro de 1999, e de outras de natureza civil e penal cabíveis.

Destacamos que o não pagamento da multa aplicada implica na inscrição do distribuidor no CADIN Federal (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).  

Além disso, independente do pagamento ou não da multa, caso o distribuidor não cumpra a meta em determinado ano, a quantidade de CBIOs que deixou de ser aposentada será automaticamente acrescida à meta do ano seguinte. Da mesma forma, os CBIOs aposentados que ultrapassarem a meta de um ano serão contabilizados para cumprimento da obrigatoriedade do ano subsequente. 

Como funciona o RenovaBio 

O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis. Um de seus principais instrumentos é o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país. 

As metas nacionais são estabelecidas pelo CNPE e são anualmente desdobradas, pela ANP, em metas individuais compulsórias para os distribuidores de combustíveis, conforme suas participações no mercado de combustíveis fósseis. 

As distribuidoras de combustíveis deverão comprovar o cumprimento de metas individuais compulsórias por meio da compra de créditos de descarbonização (CBIO), ativo financeiro negociável em bolsa, derivado da certificação do processo produtivo de biocombustíveis com base nos respectivos níveis de eficiência alcançados em relação a suas emissões. ·  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Comunicação Corporativa
Copa Airlines e Argo Solutions anunciam integração no se...
03/08/26
Biodiversidade
ExxonMobil Brasil destina mais de R$ 1 milhão para prese...
03/08/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
Comunicação Case
Tirol reposiciona comunicação e lança campanha centrada ...
20/07/26
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Olimpíadas Especiais Brasil celebra Semana da Inclusão
20/07/26
Relatório
Statkraft investe R$ 6 milhões em programas socioambient...
18/07/26
COMUNICAÇÃO + IA
Empresas poderão ser obrigadas a informar quando o atend...
16/07/26
Campanha
Mobil Delvac™ reforça compromisso com a saúde dos caminh...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
Comunicação e Inclusão
Com mais idosos na internet, pesquisa da USP cria diretr...
13/07/26
Comunicação Case
Boiron transforma mães em embaixadoras e aposta em comun...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Cultura
Por que festas nordestinas exigem leitura cultural antes...
10/07/26
Comunicação Case
Essa empresa transformou a marca em uma viagem e levou p...
08/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Combustíveis
Os indicadores semanais do CEPEA/ESALQ mostram comportam...
06/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.