Comunicação

A campanha 'Terr4' ('Eart4'), criada pela AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU e a B3, conquistou o Grand Prix de Creative B2B em decisão unânime

De dois Leões de Bronze conquistados no ano passado para um GP, uma Prata e um Bronze. Este é o salto que o Brasil deu na categoria Creative B2B, que foi lançada pelo Cannes Lions em 2022. A campanha “Eart4”, criada pela AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU e B3 (a bolsa de valores brasileira), conquistou o Grand Prix em uma decisão unânime.


22/06/2023 15:05
A campanha 'Terr4' ('Eart4'), criada pela AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU e a B3, conquistou o Grand Prix de Creative B2B em decisão unânime Visualizações: 698 (0) (0) (0) (0)

E viva os criativos que pensam no Planeta! 🤩🙌🌎

Na hora de julgar o prêmio máximo na categoria, o jurado brasileiro Felipe Cury, CCO do Le Pub, disse que o case já chegou como vencedor. Quem mais se aproximou de concorrer com a peça brasileira foi “Certified Human”, da Dentsu Creative de Chicago para a Intel, um trabalho que também está no shortlist de Titanium.

“A campanha tem uma mensagem muito poderosa. Desde a pandemia, o mundo entendeu que é preciso cuidar mais do planeta. Mas não é algo que a gente vê acontecer como deveria. Ter colocado a Terra como cliente e ter feito o IPO, trouxe para as empresas uma linguagem que elas conhecem, que é a dos negócios”, comentou Felipe.

O case estimula companhias a se comprometer a atingir as metas de longo prazo da ONU ao transformar o planeta em uma “empresa de capital aberto” listada na B3 como Terr4 – ou Eart4, em inglês. Para impactar líderes de corporações era necessário atingi-los em algo para o qual prestem atenção continuamente: as ações da bolsa (leia mais aqui).

A campanha apostou na mensagem "Descubra uma oportunidade única de investir na baixa e colher lucros futuros". A comunicação fez uma releitura de uma empresa em situação de falência, mas com potencial de gerar impactos positivos e reverter a situação, caso medidas sejam tomadas urgentemente.

Como se faz no mundo corporativo, a Terr4 tem relatório de resultados, que frequentemente não tem números bons, como alertam os especialistas. Este documento, batizado de "Relatório Urgente" traz os trabalhos científicos mais recentes a respeito do planeta "traduzidos" para uma linguagem empresarial.

O site desenvolvido pela campanha apresenta a evolução das ações, que se alternam em função das notícias relativas à “empresa”. Um sistema integrado analisa matérias sobre mudanças climáticas, desigualdade e outros temas socioambientais, na imprensa, e gera a oscilação de valores das ações.

No início, as ações custavam US$ 20,30 (valor ligado simbolicamente ao compromisso sobre aceleração de uma agenda sustentável até o ano de 2030). Atualmente estão em queda, fechando em US$ 13,10.

Segundo o Pacto Global da ONU, o projeto impactou diversas empresas, inclusive estrangeiras, que solicitaram cópias do relatório traduzidas. Mais de 20 mil líderes foram alcançados pelo documento do Terr4. A iniciativa informou ainda que, no Brasil, 70% das 100 maiores empresas do país assinaram o Pacto Global, sendo que a taxa de adesão subiu 140% de 2022 para 2023.

Há outros IPOs previstos em diferentes países. O primeiro deles será em Nova York. Nos planos estão México, Finlândia, Noruega, Itália, Colômbia, Sri Lanka, Nigéria e Indonésia.

O presidente do júri Tom Stein, chairman e Chief Growth Officer da Stein IAS, afirmou que a campanha é audaciosa e representa um fantástico call-to-action, que pode ser replicado em outras regiões. “O projeto é plenamente integrado, tem impacto sobre os negócios e sobre a reputação das empresas. E ainda aponta para o potencial que cases B2B têm”, completou.

Felipe ressaltou que “Eart4” trata de um assunto do momento, a sustentabilidade, bem como “Certified Human”, da Intel. No caso, o projeto se baseia em uma tecnologia desenvolvida pela companhia que auxilia na detecção de deepfake e ajuda a combater a desinformação.

Criada pela Dentsu Creative de Chicago, a campanha tem as produtoras brasileiras Fuze e Jamute na FT.

Sobre os cases brasileiros, dos sete finalistas (leia aqui), três foram convertidos em Leões. Um deles, o GP. No ano passado, foram 3 finalistas que viraram dois Leões de Bronze.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo Filmes, Klick Health, Modernista, Unblock Coffee, VMLY&R e Wunderman Thompson.

Assista ao vídeo aqui

Leia todas sobre Cannes aqui.

Fonte: Clube de Criação com TN

*A curadoria dos conteúdos para este projeto está sob a coordenacão da nossa diretora de comunicação, Lia Medeiros e tem por objetivo compartilhar cases de comunicação/ publicidade, criados ao redor do mundo, que abordem temas como DE&I, ESG, transição energética, saúde mental e outros transversais ao nosso setor e quem sabe, assim, inspirar os criativos da nossa indústria.

Ah! E, sempre que possível, onde haja a participação de brasileiros e brasileiras no projeto! 😁

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