Acordo

Abimaq se torna parceira de Centro de Negócios Córdoba-Brasil

Intenção é promover intercâmbio comercial, tecnológico e institucional.

Redação
28/08/2012 15:37
Abimaq se torna parceira de Centro de Negócios Córdoba-Brasil Imagem: Vice-presidente da ACSP, Luiz Gonçalves (dir.), e o gov. de Córdoba, José de la Sota (esq.) Visualizações: 877 (0) (0) (0) (0)

 

Para ampliar oportunidades de comércio entre São Paulo e Córdoba, a Câmara de Comércio Argentino Brasileiro de São Paulo (Camarbra), reuniu na última semana dirigentes e governantes da província argentina, executivos, e governantes paulistas, para discutir e aperfeiçoar estratégias comerciais entre as regiões. Na ocasião, foi firmado um importante acordo comercial com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Tendo como foco principal promover intercâmbio comercial, tecnológico e institucional entre São Paulo e Córdoba, o governador José Manuel de la Sota, ao lado do presidente da Camarbra, Sr. Alberto Alzueta, inauguraram na capital paulista, o Centro de Negócios Córdoba Brasil.
Uma equipe de trabalho foi criada para segmentar as cadeias produtivas e identificar as principais empresas das duas regiões para que seja possível suprir as necessidades de cada uma delas.
"A meta é que, até o fim do ano, já existam várias empresas trabalhando em parceria. Iremos somar as vantagens e dividir os obstáculos, vamos identificar as nossas fortalezas, assim como verificar nossas deficiências e, desta forma, estabeleceremos parcerias construtivas e agregadoras. Assim, juntos, poderemos inovar e aumentar a produtividade para atender primeiro os nossos mercados (Brasil e Argentina), e depois conseguir competir com o resto do mundo", garante Alberto Alzueta.
Segundo Alida Bellandi, membro do Conselho da Conselho Nacional da Indústria de Máquinas (Conimaq), estes encontros tiveram como lema a cooperação industrial, extremamente importante para ambas as nações. "Saber que Córdoba escolheu o Brasil para ser seu parceiro estratégico é um contraponto para a realidade atual. Essa aliança estratégica otimiza e fortalece a capacidade de ambos, no âmbito global, principalmente no que diz respeito a produção de alimentos, matriz energética e recursos naturais", resume.
Além da troca comercial entre as regiões, a Camarbra irá promover a integração de conhecimentos entre jovens empreendedores, por meio de missões comerciais de pequeno e médio porte, dirigidas por jovens empresários, e em paralelo, incentivar a integração de cursos profissionalizantes, em que argentinos e brasileiros poderão estudar no país vizinho, através de bolsas de estudo.
As trocas institucionais acontecerão em parceria com o Instituto Pró-Córdoba e a Invest SP. Juntas, as instituições irão unir as iniciativas e construir outras plataformas de negócio. "Troca de experiência, informação e projetos são os nossos principais pilares", resume Sr. Alberto Alzueta.
A Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, tem como principal objetivo intermediar relações bilaterais entre brasileiros e argentinos, oferecer estatísticas, pesquisas e informações relativas ao comércio exterior do Mercosul, prestar serviços de assessoria relativa ao segmento, além de organizar eventos técnicos e culturais.

Para ampliar oportunidades de comércio entre São Paulo e Córdoba, a Câmara de Comércio Argentino Brasileiro de São Paulo (Camarbra), reuniu na última semana dirigentes e governantes da província argentina, executivos, e governantes paulistas, para discutir e aperfeiçoar estratégias comerciais entre as regiões. Na ocasião, foi firmado um importante acordo comercial com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).


Tendo como foco principal promover intercâmbio comercial, tecnológico e institucional entre São Paulo e Córdoba, o governador José Manuel de la Sota, ao lado do presidente da Camarbra, Sr. Alberto Alzueta, inauguraram na capital paulista, o Centro de Negócios Córdoba Brasil.


Uma equipe de trabalho foi criada para segmentar as cadeias produtivas e identificar as principais empresas das duas regiões para que seja possível suprir as necessidades de cada uma delas.


"A meta é que, até o fim do ano, já existam várias empresas trabalhando em parceria. Iremos somar as vantagens e dividir os obstáculos, vamos identificar as nossas fortalezas, assim como verificar nossas deficiências e, desta forma, estabeleceremos parcerias construtivas e agregadoras. Assim, juntos, poderemos inovar e aumentar a produtividade para atender primeiro os nossos mercados (Brasil e Argentina), e depois conseguir competir com o resto do mundo", garante Alberto Alzueta.


Segundo Alida Bellandi, membro do Conselho da Conselho Nacional da Indústria de Máquinas (Conimaq), estes encontros tiveram como lema a cooperação industrial, extremamente importante para ambas as nações. "Saber que Córdoba escolheu o Brasil para ser seu parceiro estratégico é um contraponto para a realidade atual. Essa aliança estratégica otimiza e fortalece a capacidade de ambos, no âmbito global, principalmente no que diz respeito a produção de alimentos, matriz energética e recursos naturais", resume.


Além da troca comercial entre as regiões, a Camarbra irá promover a integração de conhecimentos entre jovens empreendedores, por meio de missões comerciais de pequeno e médio porte, dirigidas por jovens empresários, e em paralelo, incentivar a integração de cursos profissionalizantes, em que argentinos e brasileiros poderão estudar no país vizinho, através de bolsas de estudo.


As trocas institucionais acontecerão em parceria com o Instituto Pró-Córdoba e a Invest SP. Juntas, as instituições irão unir as iniciativas e construir outras plataformas de negócio. "Troca de experiência, informação e projetos são os nossos principais pilares", resume Sr. Alberto Alzueta.


A Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, tem como principal objetivo intermediar relações bilaterais entre brasileiros e argentinos, oferecer estatísticas, pesquisas e informações relativas ao comércio exterior do Mercosul, prestar serviços de assessoria relativa ao segmento, além de organizar eventos técnicos e culturais.

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