Espírito Santo

ABM abre inscrições para a 12ª edição do Seminário de Automação

Inteligência computacional, gestão da automação, simulação e otimização de processos industriais, entre outros fatores que asseguram a melhoria da produtividade e a segurança operacional das usinas, estão entre os temas de discussão do 12º Seminário de Automação, que a ABM realizará

ABM
22/09/2008 13:27
Visualizações: 1677

Inteligência computacional, gestão da automação, simulação e otimização de processos industriais, entre outros fatores que asseguram a melhoria da produtividade e a segurança operacional das usinas, estão entre os temas de discussão do 12º Seminário de Automação, que a ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração realizará entre os dias 1º e 3 de outubro, em Vitória (ES).

 

A programação técnica prevê a apresentação de 41 trabalhos empresariais e acadêmicos sobre a Tecnologia Wireless, Tecnologia da Informação Aplicada, MES / LIMS / PIMS / RtPM, Sistemas de Suporte e Apoio à Manutenção e Tratamento de Imagem, entre outros.

 

Também estão previstas três palestras especiais. No primeiro dia do evento, o Prof. João Antonio Zuffo (Poli/USP) falará sobre ‘Flagrantes da Vida no Futuro: Desafios Científicos, Tecnológicos,  Éticos e Morais de uma Sociedade Tecnotrônica’.

 

No dia 2, os temas serão: ‘Gerenciamento de Riscos em Projetos, segundo abordagem do PMI’, a cargo do Prof. Rodrigo F. Espírito Santo (Fundação Dom Cabral), e ‘Projetos de Aplicações de Robótica de Universidade Federal do Espírito Santo’, com o Prof. Dr. Teodiano Bastos Filho (UFES).

 

No dia 3, será realizado o curso ‘Sistema Wireless em Automação Industrial’, ministrado pelos engenheiros André Riyutti Hirakawa, professor doutor da Universidade de São Paulo, e Paulo Roberto Pedroso de Oliveira, mestre em Tecnologia da Informação. O curso é direcionado a engenheiros, técnicos, estudantes e profissionais atuantes ou interessados na tecnologia de comunicação sem-fio.

 

Também na sexta-feira, 3, está prevista visita técnica à planta da ArcelorMittal Tubarão, localizada no município de Serra (ES). Paralelamente ao Seminário acontece exposição com produtos, serviços e literatura técnica dos patrocinadores.

 

A comissão organizadora do 12º Seminário de Automação de Processos é formada por profissionais das seguintes empresas: ArcelorMittal (Tubarão, Timóteo e Monlevade), Vale, Usiminas, Cosipa, V&M do Brasil, Gerdau Açominas, CSN, Samarco Mineração, Siemens VAI, Jahgor Automação e Unitech.

 

Inscrições e informações adicionais na página do evento:
http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2008/

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25