Indústria

Abraman explora Engenharia da Confiabilidade para melhorar a gestão estratégica de empresas

A prática, ainda pouco explorada no Brasil, está cada vez mais sendo debatida. Para o presidente da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman), João Ricardo Barusso Lafraia, é preciso integrar as ferramentas de confiabilidade na gestão de ativos, por exemplo na indústria de energia, ól

Redação
16/02/2012 11:38
Visualizações: 1127
Melhor desempenho com menor custo. Este é o direcionador da Engenharia da Confiabilidade, que tem sido cada vez mais debatida pela indústria. A confiabilidade é bastante flexível e pode ser aplicada em diversas áreas, como engenharia e desenvolvimento de produtos, qualidade, pós-vendas, manutenção e linhas de produção. Mas o tema ainda precisa ser melhor difundido.

Para o presidente da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman), João Ricardo Barusso Lafraia, é preciso mudar de abordagem, passando da análise da questão técnica relacionada a equipamento e da questão gerencial ou cumprimento de procedimentos, para a análise das atitudes e das emoções. "Temos uma necessidade de mudança de paradigma. A manutenção não é somente trabalhar com a parte operacional, mas integrar as ferramentas de confiabilidade na gestão de ativos. Mesmo em setores econômicos que demandam a aplicação das análises da confiabilidade - energia, óleo e gás -, os recursos ainda são pouco explorados" afirma.

De acordo com Lafraia, a Engenharia da Confiabilidade não pode ser tratada isoladamente no chão de fábrica. Os valores intrínsecos aos processos de gestão empresarial também passam pela confiabilidade, até mesmo no desenvolvimento de práticas sustentáveis.

A gestão de ativos, que abrangem o gerenciamento do custo de vida do ciclo total de produtos, ou mesmo de máquinas, não apresenta evolução no país. "Na área pública esta prática é quase inexistente no Brasil, diferentemente do que ocorre nos países saxônicos, em que a aplicação da confiabilidade em estradas e praças, por exemplo, já fazem parte do dia a dia das empresas".

A Abraman vem desenvolvendo e introduzindo soluções para reverter esse cenário. A associação fez a tradução da norma americana PAS 55 sobre sistemas de gestão de ativos, que será referência para empresas que queiram obter essa certificação, a ISO 55000, que chegará ao país em 2013. "Também fizemos um convênio com a Sociedade Americana de Profissionais de Manutenção e Confiabilidade, para dar acesso aos profissionais daqui ao Programa de Qualificação e Certificação. O programa será lançado ainda em 2012", completa Lafraia.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23