Refinaria

Acelen moderniza e amplia segurança do tratamento de água na Refinaria de Mataripe

Empresa substitui cilindros de cloro a gás, um produto perigoso, por alternativa segura na forma de pastilha, em linha com as melhores práticas de segurança na indústria

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/03/2023 12:56
Acelen moderniza e amplia segurança do tratamento de água na Refinaria de Mataripe Imagem: Saulo Kainuma Visualizações: 2174

Ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, na Bahia, uma das prioridades da Acelen foi promover um conjunto de melhorias para eliminar ou mitigar riscos relacionados à segurança operacional, tanto de processo como de pessoas, nas unidades industriais da refinaria. Importante medida nesta direção foi a adoção de produto para cloração de água na forma de pastilhas, em linha com as melhores práticas da indústria, em substituição ao uso de cloro gasoso, um produto perigoso. O projeto, que teve seis meses de duração, terminou em dezembro do ano passado.

O uso de cilindro de cloro a gás oferecia um maior risco de acidentes pessoais devido à possibilidade de vazamentos com formação de nuvens tóxicas. Por isso, foi adotado o produto na forma de pastilha, que elimina por completo o risco de acidentes, além de melhorar a qualidade do recurso hídrico usado pela refinaria. Para a substituição do produto, cinco sistemas de tratamento de água foram readequados, como, por exemplo, as unidades de tratamento de água e torres de resfriamento das unidades operacionais.

"Quando chegamos na refinaria, nosso objetivo foi evoluir e transformá-la em uma referência no país. Para isso, avaliamos vários processos e logo buscamos soluções mais modernas, eficientes, de menor custo e sem riscos à saúde das pessoas que trabalham na refinaria, explica o vice-presidente de Operações da companhia, Celso Ferreira.

A medida integra o plano de modernização colocado em prática pela Acelen, que segue os mais rigorosos protocolos internacionais de segurança, com o objetivo de garantir e preservar a qualidade das operações. Também se une a uma série de iniciativas voltadas à redução de riscos potenciais da refinaria, a partir de novos investimentos, inclusive em tecnologia, como parte do compromisso da empresa com os aspectos ESG.

Além dos investimentos na mitigação de riscos de segurança operacional, a Acelen destinou R$ 60 milhões para equipamentos de preservação ambiental no primeiro ano de gestão da refinaria. Como resultado, houve redução de emissão de particulados na operação e da geração de gases de efeito estufa, menor consumo de gás natural, contribuindo para melhorar a qualidade do ar. Também foi reduzida a emissão de enxofre na atmosfera e registrada melhor eficiência hídrica, com menor consumo de água e geração de efluentes nas operações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.