Energia Solar

Acelen, Perfin Infra e Illian anunciam acordo de investimentos em empreendimento de geração de energia solar na Bahia

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/11/2023 05:16
Acelen, Perfin Infra e Illian anunciam acordo de investimentos em empreendimento de geração de energia solar na Bahia Imagem: Divulgação Visualizações: 4109

A Acelen, através da Refinaria de Mataripe S.A., o Perfin Discovery Mercury Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, fundo de investimento sob gestão da Perfin Infra Administração de Recursos Ltda. ("Perfin Infra") e a Illian Energias Renováveis S.A. ("Illian"), empresa do Grupo Electra, anunciam a assinatura de acordo de investimento em um empreendimento de geração de energia solar no estado da Bahia. A Acelen celebrou também contrato de longo prazo para compra de energia incentivada na modalidade de autoprodução, incluindo créditos de carbono gerados pela futura usina.

O empreendimento está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e consiste em uma usina com capacidade instalada de 161 MWp. A usina será construída no município de João Dourado, situado à região do Semiárido baiano. Além da geração de energia renovável e limpa, a implementação do projeto também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região com a criação de cerca de 500 empregos diretos e indiretos durante a construção e cerca de 30 empregos diretos e indiretos após o início da operação comercial no primeiro trimestre de 2025.

"O projeto representa mais um passo em direção à transição energética, reafirmando um de seus principais objetivos, por meio de investimento em novos projetos de energia renovável no Nordeste. Combinado com outras iniciativas de eficiência energética em implantação na refinaria, contribuirá para a redução do índice de carbono e componente fóssil dos resultados e da matriz energética da Acelen", afirma Luiz de Mendonça (foto), CEO da Acelen. 

"Para a Perfin Infra, é um marco importante, pois fortalece nossa contribuição para o estado da Bahia e confirma nosso compromisso com a transição energética", afirma Daniel Shinohara, sócio de investimentos da Perfin Infra. 

"Para a Illian, o acordo significa o atingimento da maturidade desta nova empresa empreendedora, 100% brasileira, focada no desenvolvimento e investimento em projetos de geração renováveis centralizados, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do país.", afirma o CEO Sérgio Brandão.

O fechamento da transação está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais para projetos desta natureza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25