Energia Solar

Acelen, Perfin Infra e Illian anunciam acordo de investimentos em empreendimento de geração de energia solar na Bahia

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/11/2023 05:16
Acelen, Perfin Infra e Illian anunciam acordo de investimentos em empreendimento de geração de energia solar na Bahia Imagem: Divulgação Visualizações: 4312

A Acelen, através da Refinaria de Mataripe S.A., o Perfin Discovery Mercury Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, fundo de investimento sob gestão da Perfin Infra Administração de Recursos Ltda. ("Perfin Infra") e a Illian Energias Renováveis S.A. ("Illian"), empresa do Grupo Electra, anunciam a assinatura de acordo de investimento em um empreendimento de geração de energia solar no estado da Bahia. A Acelen celebrou também contrato de longo prazo para compra de energia incentivada na modalidade de autoprodução, incluindo créditos de carbono gerados pela futura usina.

O empreendimento está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e consiste em uma usina com capacidade instalada de 161 MWp. A usina será construída no município de João Dourado, situado à região do Semiárido baiano. Além da geração de energia renovável e limpa, a implementação do projeto também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico da região com a criação de cerca de 500 empregos diretos e indiretos durante a construção e cerca de 30 empregos diretos e indiretos após o início da operação comercial no primeiro trimestre de 2025.

"O projeto representa mais um passo em direção à transição energética, reafirmando um de seus principais objetivos, por meio de investimento em novos projetos de energia renovável no Nordeste. Combinado com outras iniciativas de eficiência energética em implantação na refinaria, contribuirá para a redução do índice de carbono e componente fóssil dos resultados e da matriz energética da Acelen", afirma Luiz de Mendonça (foto), CEO da Acelen. 

"Para a Perfin Infra, é um marco importante, pois fortalece nossa contribuição para o estado da Bahia e confirma nosso compromisso com a transição energética", afirma Daniel Shinohara, sócio de investimentos da Perfin Infra. 

"Para a Illian, o acordo significa o atingimento da maturidade desta nova empresa empreendedora, 100% brasileira, focada no desenvolvimento e investimento em projetos de geração renováveis centralizados, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do país.", afirma o CEO Sérgio Brandão.

O fechamento da transação está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais para projetos desta natureza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.