Mercado

Aço importado e custos de tributação e energia afetam Sinobras

Valor Online
27/06/2012 11:30
Visualizações: 847
A competição com o aço importado forçou uma queda de preço na venda de produtos longos, como barras e vergalhões, da ordem de 30% em relação aos valores praticados em 2008 no mercado interno brasileiro, disse Ian Corrêa, vice-presidente da Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras).

Segundo Corrêa, com a soma dos custos elevados de mão de obra, logística, tributação, energia e matérias-primas (minério de ferro e sucata) praticados no país atualmente, a empresa vem operando com margens bastante reduzidas. O principal exportador de aço longo para o Brasil, informou ele, é a Turquia.

Conforme o executivo, a redução do preço de venda significa comercializar hoje a tonelada de vergalhão, por exemplo, a R$ 2,1 mil. Quatro anos atrás, destacou, o preço alcançava R$ 3 mil a tonelada. A empresa vende cerca de 65% da produção nas regiões Norte e Nordeste. O restante, no Centro-Oeste e Sudeste.

Apesar desse cenário, o executivo informou que a Sinobras está operando com quase toda a capacidade ocupada. Com alguns investimentos marginais, a empresa pretende elevar a capacidade a 400 mil toneladas por ano de aço e produtos acabados, ampliando a oferta de material trefilado.

Controlada pelo grupo Aço Cearense, a Sinobras está instalada em Marabá, sul do Pará, e iniciou operações em 2008. Tem capacidade instalada de 300 mil toneladas de aço bruto ao ano. Especializada em aços longos, fabrica vergalhões, barras, fio-máquina, telas e treliças.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.