Mercado

AEB quer medidas para que produtos brasileiros ganhem competitividade

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, afirmou nesta quarta-feira (24), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que o Brasil precisa “fazer o dever de casa” para que

Revista TN Petróleo, Redação
24/04/2013 07:13
Visualizações: 1114
O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, afirmou nesta quarta-feira (24), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que o Brasil precisa “fazer o dever de casa” para que os produtos brasileiros não percam ainda mais competitividade no mercado externo.

Entre as medidas apontadas por Castro, destacam-se a criação de política integrada de governo; reformas estruturais nas áreas tributária, trabalhista e previdenciária; investimentos maciços em infraestrutura para reduzir os custos de logística integrada; a adoção de uma agressiva política comercial externa; e a prática de taxa cambial neutra.

Outro ponto de alerta é a necessidade de equilíbrio entre as exportações de commodity e de manufaturado. Hoje, 70% dos produtos que saem do Brasil são commodities, que agregam menos valor ao mercado nacional, enquanto apenas 30% são de industrializados.

“Os 14 maiores países exportadores mundiais exportam, majoritariamente, manufaturados. Além de se caracterizar como uma indústria mais estável e que gera maior número de empregos, as empresas que trabalham com produtos industrializados conseguem maior fidelização por parte do importador”, garante Castro.

Com a adoção dessas medidas, o Brasil, que hoje ocupa o discreto 22º lugar no ranking de países exportadores, ampliaria suas exportações e ganharia maior projeção, não apenas em quantidade, mas também em importância e  em conceitos internacionais de sustentabilidade, além de gerar milhares de empregos qualificados.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25