ANTAQ

Agência anula anexação de área de 140 mil m2

<P>A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anulou a anexação de um terreno de 140 mil metros quadrados à área ocupada pelo terminal da operadora portuária Deicmar, no Cais do Saboó, na Margem Direita do Porto de Santos. Localizado entre o Rio Saboó e o antigo Lixão da Alemoa,...

A Tribuna - SP
09/10/2008 21:00
Visualizações: 468

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) anulou a anexação de um terreno de 140 mil metros quadrados à área ocupada pelo terminal da operadora portuária Deicmar, no Cais do Saboó, na Margem Direita do Porto de Santos. Localizado entre o Rio Saboó e o antigo Lixão da Alemoa, o lote havia sido repassado pela Codesp à empresa em 2004.

A decisão da Antaq consta da Resolução no 1.170, publicada na edição da última terça-feira do Diário Oficial da União. Segundo a agência, houve descumprimento do artigo 2o da Resolução no 692, de 2006, que determina que a celebração de aditamentos a contratos de arrendamento sejam submetidos a sua análise prévia, o que não ocorreu.

De acordo com o superintendente de Portos da Antaq, Celso Quintanilha, a Codesp se adiantou e concedeu a área à empresa sem consultar o órgão federal.

A Lei 8.630/93, de Modernização dos Portos, impede a ocupação de área portuária sem a realização de processo licitatório. É com essa base legal que a Antaq julgou o pedido de expansão.

Nós não encontramos justificativa que permitisse que fosse mantido o aditivo. Agora o aditivo tem que ser tornado sem efeito, ser rescindido, afirmou Quintanilha.

A Codesp informou que soube da decisão pelo Diário Oficial e aguarda expediente da agência reguladora com detalhes do caso.

O diretor da Deicmar, Gerson Foratto, contestou a decisão. Nós não fomos ouvidos nesse processo, desconhecemos esse processo. Surpreende a rapidez com que a agência deliberou um assunto sobre o qual sequer fomos ouvidos. Mas vamos tomar as medidas legais necessárias para garantir a adequada expansão das nossas atividades, como prevê o aditivo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.