Antaq

Agência vai rever resolução de terminais privativos

<P>A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vai rever a sua Resolução 517, no ponto em que ela estabelece que a implantação de terminais privativos é condicionada à comprovação de uma quantidade mínima de carga própria, com base em estudos técnicos. A reguladora quer flexib...

A Tribuna - SP
27/07/2008 21:00
Visualizações: 660

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) vai rever a sua Resolução 517, no ponto em que ela estabelece que a implantação de terminais privativos é condicionada à comprovação de uma quantidade mínima de carga própria, com base em estudos técnicos. A reguladora quer flexibilizar as regras, o que desagrada empresários que detêm autorização de uso de portos públicos e beneficia aqueles que almejam esse tipo de concessão.

A A Tribuna, o superintendente de Portos da Antaq, Celso Quintanilha, afirmou pela primeira vez que o assunto está sendo analisado. Ele disse que já existe polêmica entre donos de terminais antes mesmo de uma definição pormenorizada por parte da agência. Alguns empresários querem manter a atual redação desse dispositivo da norma e outros não querem. Para ele, o motivo de tanta discussão em torno da questão deve-se ao desconhecimento sobre a intenção da reguladora por parte de quem tem interesse econômico na exploração de terminais portuários.

A flexibilização foi encarada por todos como uma abertura bem ampla para movimentação de carga de terceiros, e não é isso que a Antaq está propondo, avisou Quintanilha.

Também presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, o superintendente de Portos da Antaq negou que a mudança na resolução já esteja pronta para ser colocada em prática. Ele destacou que, quando a formatação da nova resolução estiver concluída, haverá necessidade de realização de audiência públicapara conhecimento e aprovação da população e dos interessados no assunto.

A alteração no texto nem chegou a ser concluída, segundo Quintanilha, uma vez que, impreterivelmente, ela terá que se adequar a outra regulamentação que está para ser sancionada pelo Governo Federal.

O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, concluirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um decreto de políticas para a ocupação de áreas portuárias, contemplando os terminais de uso privativo.

O texto, preparado pela equipe de Brito, já está pronto e deve ser apresentado a Lula na próxima semana.

Há cerca de dez dias, o ministro disse que caberá à Antaq definir o percentual de carga própria a ser movimentada pelo terminal para justificar sua existência, o que também deve ser englobado pela mudança na Resolução 517.

Entre os prováveis beneficiados pela decisão da Antaq está o empresário Eike Batista, que planeja investir de US$ 2 bilhões na construção do Porto Brasil, em Peruíbe. Por outro lado, os terminais instalados em áreas públicas e que operam cargas de terceiros, após licitação, acreditam que a medida provocará uma concorrência desleal no setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.