Comércio Exterior

AHK investe em atrair empresas alemãs para o Brasil

Prestadoras de serviço na área de meio ambiente para o setor petrolífero participarão da Brasil Offshore, em junho, em Macaé.

Redação
12/04/2005 00:00
Visualizações: 837

O Brasil e a América do Sul voltam a ser regiões atraentes para investimentos de empresas alemãs. O diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK), Hanno Erwes, reconheceu, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, que a região sul-americana esteve um pouco esquecida. No entanto, ele também informa que este ano a entidade vai participar da Brasil Offshore, em junho, em Macaé, com três empresas alemãs. "Fiquei quatro anos para convecê-las, mas agora elas virão", comenta Erwes.
No setor energia, as companhias alemãs exploram melhor o nicho de energias renováveis e meio ambiente. As empresas que participarão da feira de Macaé são fabricantes de filtro de bombas para prestação de serviços de meio ambiente para empresas de petróleo. A Câmara Alemã também vai promover um curso em Macaé sobre a gestão de meio ambiente para indústrias petrolíferas.
Apesar da proximidade entre Brasil e Alemanha, a diretoria da entidade comentou os problemas que podem ser decorrentes do fim do acordo de bitributação existente entre Brasil e Alemanha. Segundo explicou o novo diretor da entidade, Gabriel Leonardos, "a cessação do acordo foi proposta pela Alemanha e é provável que tenha o objetivo de rever acordos firmados em 1975, quando o estágio de desenvolvimento do Brasil era muito inferior do atual. "O acordo faz com que o Brasil tenha uma série de benefícios no comércio entre os dois países, mas provável que muitas facilidades já não sejam necessárias. De qualquer forma, a posição oficial deve ser dada por membros do consulado alemão e das entidades de relações internacionais do Brasil", ressaltou Leonardos.
O presidente anterior da Câmara Alemã, Rolf Bohnholf, se despediu do cargo delegando ao próximo presidente a tarefa de fortalecer os laços comerciais entre Brasil e Alemanha. Bohnholf destacou a antigüidade das relações comerciais entre os dois países, lembrando que a Câmara de Comércio Brasil-Alemnha foi fundada em 1916.
O palestrante convidado para o evento foi o subsecretário adjunto de desenvolvimento econômico do estado do Rio, Jorge Fernandes da Cunha Filho, que falou sobre as realizações da economia do estado em 2004 e as perspectivas para 2005. Segundo o subsecretário, 2004 foi o ano dos recordes, com a atração de US$ 16,7 bilhões em investimentos para o estado, em várias áreas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.