Comércio Exterior

AHK investe em atrair empresas alemãs para o Brasil

Prestadoras de serviço na área de meio ambiente para o setor petrolífero participarão da Brasil Offshore, em junho, em Macaé.

Redação
12/04/2005 00:00
Visualizações: 1088

O Brasil e a América do Sul voltam a ser regiões atraentes para investimentos de empresas alemãs. O diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK), Hanno Erwes, reconheceu, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, que a região sul-americana esteve um pouco esquecida. No entanto, ele também informa que este ano a entidade vai participar da Brasil Offshore, em junho, em Macaé, com três empresas alemãs. "Fiquei quatro anos para convecê-las, mas agora elas virão", comenta Erwes.
No setor energia, as companhias alemãs exploram melhor o nicho de energias renováveis e meio ambiente. As empresas que participarão da feira de Macaé são fabricantes de filtro de bombas para prestação de serviços de meio ambiente para empresas de petróleo. A Câmara Alemã também vai promover um curso em Macaé sobre a gestão de meio ambiente para indústrias petrolíferas.
Apesar da proximidade entre Brasil e Alemanha, a diretoria da entidade comentou os problemas que podem ser decorrentes do fim do acordo de bitributação existente entre Brasil e Alemanha. Segundo explicou o novo diretor da entidade, Gabriel Leonardos, "a cessação do acordo foi proposta pela Alemanha e é provável que tenha o objetivo de rever acordos firmados em 1975, quando o estágio de desenvolvimento do Brasil era muito inferior do atual. "O acordo faz com que o Brasil tenha uma série de benefícios no comércio entre os dois países, mas provável que muitas facilidades já não sejam necessárias. De qualquer forma, a posição oficial deve ser dada por membros do consulado alemão e das entidades de relações internacionais do Brasil", ressaltou Leonardos.
O presidente anterior da Câmara Alemã, Rolf Bohnholf, se despediu do cargo delegando ao próximo presidente a tarefa de fortalecer os laços comerciais entre Brasil e Alemanha. Bohnholf destacou a antigüidade das relações comerciais entre os dois países, lembrando que a Câmara de Comércio Brasil-Alemnha foi fundada em 1916.
O palestrante convidado para o evento foi o subsecretário adjunto de desenvolvimento econômico do estado do Rio, Jorge Fernandes da Cunha Filho, que falou sobre as realizações da economia do estado em 2004 e as perspectivas para 2005. Segundo o subsecretário, 2004 foi o ano dos recordes, com a atração de US$ 16,7 bilhões em investimentos para o estado, em várias áreas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.