Mercado

AIE eleva previsão de demanda global de petróleo em 2010

Agência Estado
10/07/2009 04:10
Visualizações: 754
A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou em leve alta sua previsão de demanda mundial por petróleo em 2010, mas advertiu que o apetite industrial e do consumidor este ano continua fraco, refletindo os efeitos da recessão.


Em seu relatório mensal sobre o petróleo, divulgado hoje, a agência, com sede em Paris, afirmou que o consumo global de petróleo no ano que vem deve registrar crescimento de 1,7%, para 85,2 milhões de barris ao dia, comandado pela China e por outros mercados emergentes, acima da expansão de 1,4% da projeção preliminar divulgada na semana passada.


Para este ano, a AIE estima a maior retração em três décadas na demanda pela matéria-prima (commodity), depois de uma pequena contração em 2008. A AIE, que assessora os países mais industrializados em questões relacionadas a petróleo, disse que a demanda por petróleo este ano deverá ter contração de 2,9% ou 2,5 milhões de barris ao dia, praticamente o mesmo nível do relatório da semana anterior.


A previsão para a demanda em 2009 da AIE é mais otimista do que de vários especialistas, mas as expectativas para o ano que vem estão em linha com outras projeções.


Opep


A AIE disse ainda que o comprometimento dos países exportadores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) com os cortes de produção anunciados no ano passado caiu novamente em junho, para 68%, de 80% no começo do ano, uma vez que países como o Irã e a Angola distribuíram mais petróleo ao mercado.


A agência observou ainda que a produção dos países fora da Opep, que respondem por 60% da oferta global, deverá subir cerca de 200 mil barris ao dia este ano, invertendo previsão anterior de queda de 100 mil barris ao dia. A AIE estima que em 2010 essa produção poderá crescer outros 400 mil barris ao dia.
 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25