Transição Energética

Alexandre Silveira do MME avança na reaproximação com a França

Ministro recebeu Ministro francês Delegado para Comércio Exterior, a Embaixadora da França além de empresários franceses

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
06/06/2023 10:57
Alexandre Silveira do MME avança na reaproximação com a França Imagem: Tauan Alencar/MME Visualizações: 1274 (0) (0) (0) (0)

Oministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta segunda-feira (5/6) o Ministro francês Delegado para Comércio Exterior, Atratividade Econômica e Cidadãos Franceses no Exterior, Olivier Becht e a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, além de empresários franceses. A visita teve o objetivo de voltar as tratativas do Brasil com a França nas áreas ligadas ao MME e mostrar as potencialidades do Brasil aos franceses.

“É uma alegria receber o ministro e a embaixadora para restabelecer essa interlocução próxima, que o Brasil sempre teve com a França. O presidente Lula destacou por diversas vezes a importância da gente se aproximar do mundo, em especial com os países mais próximos dos nossos primeiros governos”, destacou o ministro Alexandre Silveira.

Durante a reunião, o ministro Alexandre Silveira mostrou as potencialidades do Brasil nas áreas de energia e mineral, além de destacar o importante trabalho que vem sendo realizado pelo MME na transição energética, propondo a criação de um grupo de trabalho.

“Vamos estabelecer um grupo permanente de trabalho para promover parcerias formais entre Brasil e França, em especial para que as empresas encontrem terreno fértil para investir no país. Toda a equipe do nosso ministério está à disposição para que possamos iniciar os trabalhos o mais breve possível e trazer benefícios para os dois países, especialmente que possam trazer frutos sociais e ajudem a tirar parte do nosso povo da miséria”, afirmou o ministro.

A França estabeleceu a meta de emissões líquidas zero para 2050 e um plano de aceleração das energias renováveis. O Brasil é visto como um parceiro privilegiado para projetos de produção e exportação de energia de baixo carbono.

“O Brasil, pelas suas potencialidades, pode aproveitar a experiência da França em diversas áreas e estabelecer parcerias, por exemplo nos estudos do nosso subsolo. O Brasil tem se dedicado fortemente a avançar com a União Europeia com a possibilidade de investimentos seguros para que a gente possa aumentar ainda mais nossa matriz de energia limpa e renovável”, completou Silveira.

Encontro com empresários

Após a reunião com o Ministro francês Delegado para Comércio Exterior, Atratividade Econômica e Cidadãos Franceses no Exterior, Olivier Becht e a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, o ministro Alexandre Silveira se reuniu com uma missão de empresários franceses.

Após uma explanação do ministro sobre as potencialidades do Brasil, os empresários tiraram dúvidas e conheceram as possibilidades para realizarem investimentos no Brasil. “Essa visita é uma oportunidade para ampliar investimentos franceses no Brasil e desenvolver parcerias benéficas para nossos povos, sempre alcançando resultados que tragam benefícios sociais paras brasileiras e brasileiros”, finalizou Alexandre Silveira.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22