Porto de Santos

Alfândega defende mudanças em escalas

<P>O Porto de Santos deve implantar horários distintos para a chegada de navios de passageiros, com uma parte atracando pela manhã e a outra, à tarde. A proposta partiu do chefe do posto da Alfândega no Terminal de Passageiros da Concais, o auditor-federal Elias Carneiro, que defende a mudança ...

A Tribuna - Santos
10/01/2007 00:00
Visualizações: 450 (0) (0) (0) (0)

O Porto de Santos deve implantar horários distintos para a chegada de navios de passageiros, com uma parte atracando pela manhã e a outra, à tarde. A proposta partiu do chefe do posto da Alfândega no Terminal de Passageiros da Concais, o auditor-federal Elias Carneiro, que defende a mudança a partir da próxima temporada (2007/2008) — quando 945 mil turistas devem passar pela região — como forma de evitar o acúmulo de pessoas no cais.

Hoje, quando dois ou mais transatlânticos escalam em um mesmo dia, há um espeçamento entre as atracações. Mas, para Carneiro, o cenário ideal é que, quando o terminal for receber ‘‘um grande número de pessoas’’, a chegada e saída de navios seja dividida em dois grupos com pelo menos três horas de diferença. ‘‘A minha proposta é que algumas embarcações cheguem ao porto às 6 horas e saiam às 17 horas e outro grupo chegue às 14 horas para sair às 21 horas’’, explicou o auditor fiscal.

Segundo Carneiro, à frente de um fórum de autoridades portuárias que debate os preparativos para a temporada, a estratégia já deveria ter sido adotada nesta estação, mas a tese não foi encampada pelas armadoras.

Ocorre que, segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, essa divisão contraria interesses comerciais. No caso, por exemplo, do segundo grupo, o transatlântico que tivesse como primeira escala o Rio de Janeiro chegaria à cidade maravilhosa num horário ruim para o setor de turismo. Um filão se perderia.

No dia 10 do mês passado, quando cinco embarcações de cruzeiros atracaram no cais pela primeira vez desde a inauguração do terminal de passageiros, já houve um escalonamento na chegada dos navios, com espaços de uma hora e meia, em média.

‘‘O problema da próxima temporada é que estamos estimando um aumento de 35% no número de pessoas (o volume envolve passageiros, tripulantes e pessoas em geral que visitam o terminal em dias de escala). Ou seja, serão cerca de 945 mil pessoas’’, afirmou Carneiro. Nesta temporada, a expectativa da Alfândega é de que 700 mil pessoas passem pelo terminal até abril, quando termina a estação de cruzeiros.

De acordo com o representante da Alfândega, já estão confirmados para 2007/2008, pelo menos, a vinda com escalas regulares dos seguintes navios: MSC Harmonia, MSC Sinfonia, MSC Opera, Costa Victoria, Costa Fortuna, Costa Musica, Island Escape, Island Star e Splendour of the Seas, Grand Voyager, Grand Mistral e Infinity.

‘‘Essas empresas já lançaram os pacotes para a temporada que vem’’, destacou Carneiro. ‘‘Se necessário, provavelmente vamos ter de fazer (o espaçamento) de maneira coercitiva’’, afirmou, de forma a manter a operacionalidade do terminal. ‘‘Mas nessa temporada ainda não chegou a esse ponto’’.

Fonte: A Tribuna - Santos

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23