Porto

Algodão baiano começa a ser exportado pelo Porto de Salvador

Até o ano passado, a Bahia - segundo maior produtor de algodão do país - exportava sua safra pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). A nova rota marítima é feita em conjunto pelos armadores CMA GGM, CSAV e China Shipping. A operação red

Codeba
12/09/2011 09:05
Algodão baiano começa a ser exportado pelo Porto de Salvador Visualizações: 605
A Bahia começou a exportar a produção de algodão que vem do Oeste baiano pelo terminal de contêineres do Porto de Salvador. Até o ano passado, a Bahia - segundo maior produtor de algodão do país - exportava sua safra pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A expectativa é que 30% seja escoado pela capital em 2011, em rotas sem escalas até a Ásia, principal importador do produto. A ação comercial que permitiu a operação por Salvador foi possível por causa do adiantado estágio das obras de ampliação do terminal de contêineres e  dos investimentos que estão sendo realizados na modernização dos equipamentos. Contribuiu também, a inauguração do transporte de carga direto da Bahia para o Extremo Oriente, que vem ocorrendo desde maio deste ano.

A nova rota marítima é feita em conjunto pelos armadores CMA GGM, CSAV e China Shipping. A operação reduz praticamente pela metade o transit-time (tempo de viagem), de 69 para 32 dias o que traz valores de fretes marítimos mais competitivos aos produtores.

Desde 2010, vários investimentos estão sendo realizados pelo Governo Federal e empresas privadas na expansão da infraestrutura do Porto de Salvador. A Secretaria de Portos da Presidência da República executou a dragagem de aprofundamento de 12 para 15 metros no canal de acesso e na bacia de evolução.

As obras federais também contemplam a construção da Via Portuária Baía de Todos os Santos, que dará acesso direto da BR-324 ao porto, com a entrega do empreendimento previsto para março de 2012. A Wilson Sons, responsável pela operação do Terminal de Contêineres (Tecon) de Salvador, está investindo cerca de R$ 180 milhões.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.