Petroquímica

América Latina terá oferta restrita e alta demanda de petroquímicos até o final de 2021

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/06/2021 19:45
Visualizações: 1105 (0) (0) (0) (0)

Relatório de tendências para o setor elaborado pela S&P Global Platts Analytics aponta preços do polietileno, polipropileno e PVC em alta no segundo semestre de 2021

A América Latina continua esperando dificuldades com o fornecimento de polímeros em meio à forte demanda no segundo semestre de 2021, já que a escassez de resina deve se estender até 2022. É o que mostra o relatório de tendências petroquímicas para o segundo semestre de 2021, elaborado pela S&P Global Platts Analytics.

DivulgaçãoO cenário favorece a alta dos preços do polietileno, polipropileno (PP) e cloreto de polivinila (PVC) na região, embora fontes do mercado vejam pouco espaço para que os valores continuem subindo acima dos preços alcançados com a oferta escassa no primeiro semestre de 2021.

Em 2020, a pandemia de COVID-19 afetou negativamente a produção de matérias-primas, ao mesmo tempo que impulsionou a demanda por produtos de saúde e higiene, bem como embalagens descartáveis. Essa demanda continua forte, e os setores automotivo e de construção que usam PP e PVC mais duráveis apresentam melhora na demanda.

O setor automotivo, categoria pesada de polipropileno, começou a se recuperar em 2021 no Brasil, após quase paralisação da atividade em 2020. As associações oficiais esperam que a produção de veículos aumente 25% em 2021. No entanto, a demanda por automóveis ainda não atingiu os níveis pré-COVID. De acordo com o relatório da S&P Global Platts Analytics, produtores como Argentina, Brasil e México - centro da demanda de polipropileno para o setor automotivo - têm preocupações com o fraco crescimento da demanda no médio prazo.

Na embalagem, mais dominada pelo polietileno, os participantes do mercado viram mais espaço para crescer durante a pandemia, devido ao crescimento do comércio eletrônico e de comidas e bebidas para viagem. Espera-se que a demanda por embalagens plásticas mantenha o ritmo de 2020 pelo resto de 2021, com um aumento ainda mais contínuo na região. Os preços altos, no entanto, ainda desafiam o setor, uma vez que a oferta restrita parece persistir.

PublicidadeNa América Latina, os países também devem enfrentar a desvalorização da moeda em relação ao dólar à medida que as perspectivas econômicas para os EUA melhoram, adicionando ainda mais pressão sobre a oferta e os preços da resina.

Os produtores latino-americanos esperam que as taxas de câmbio aumentem com suas políticas de preços domésticas. Na Argentina e no Brasil, os preços atingiram níveis recordes, tanto em moedas locais quanto em dólares. Os participantes do mercado esperam que os altos preços do polietileno durem em meio à contínua disponibilidade limitada de oferta nos Estados Unidos.

Congelamento nos EUA provoca mudanças no fluxo comercial

Os fluxos comerciais tradicionais para os mercados do Brasil e da Costa Oeste da América do Sul sofreram uma mudança no segundo trimestre de 2021, após um congelamento histórico que forçou paralisações petroquímicas generalizadas na Costa do Golfo dos EUA e em grande parte do país em meados de fevereiro. As paralisações, que duraram semanas, drenaram drasticamente a disponibilidade do volume de exportação, já que os produtores dos EUA se concentraram nos mercados domésticos, levando o Brasil a buscar mais material na Ásia e na Europa.

Além disso, fontes do mercado disseram que as resinas asiáticas já existentes foram redirecionadas para a América Latina a preços mais competitivos do que o material dos Estados Unidos.

Os compradores sul-americanos com mais estoque optaram por materiais asiáticos com custos menores e tempos de trânsito mais longos, principalmente em meio a uma cadeia de suprimentos congestionada com escassez de contêineres e taxas de frete recordes. Os compradores que precisam de entrega imediata continuam buscando cargas dos EUA a preços mais altos, pagando mais pela conveniência de trânsitos curtos.

Os participantes do mercado esperam que ambos os cenários durem até que o fornecimento nos EUA se estabilize e os desafios de logística asiáticos sejam resolvidos – o que pode levar até o final de 2021.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22