Comunicação

ANA lança jogo com o tema da linguagem simples

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lança o jogo Linguagem Simples no último dia 13 , data em que também é comemorado o Dia Internacional da Linguagem Simples. O jogo de cartas está disponível na página sobre linguagem simples no site da ANA e foi elaborado para apoiar a difusão dessa técnica e causa social, que é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva.

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/10/2022 15:15
ANA lança jogo com o tema da linguagem simples Imagem: Divulgação Visualizações: 2180

No jogo os(as) participantes escolhem personagens com perfis diferentes e, partir de desafios, utilizam as dicas da linguagem simples para identificar frases que podem ser revisadas por meio dessa técnica. Os personagens e os desafios abordam situações dos setores de recursos hídricos e saneamento. Para jogar basta baixar o arquivo, imprimir e recortar as cartas.

O jogo é uma ferramenta para sensibilizar sobre a importância de promover a tradução do hidrologiquês, um dialeto próprio do setor de águas, conhecido por apresentar muitas siglas e expressões que acabam restringindo a comunicação apenas para aqueles que dominam essas terminologias.

A ANA desenvolve ações que buscam traduzir a linguagem burocrática típica da Administração Pública e estabelecer uma comunicação clara e efetiva com seus públicos a partir do uso da linguagem simples. Desde 2020, a Agência tem realizado webinários, a revisão da carta de serviços, campanhas internas, a aplicação dos conceitos da linguagem simples em publicações técnicas e em sistemas. O  Relatório de Segurança de Barragens (RSB) – Versão Síntese e o Portal do Usuário de Recursos Hídricos são exemplos de publicações em que a técnica já é aplicada. 

Para baixar o jogo, acesse aqui!

Fonte: Redação TN com assessoria ANA

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Premiação
Bunker One conquista Selo de Sustentabilidade do Ministé...
19/11/25
Geração de Energia
EDP tem novo Centro de Predição e Performance para Geraç...
19/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição ene...
14/11/25
Pesquisa
76% valorizam uso de energia renovável, mas apenas 26% c...
14/11/25
Saúde e Bem-estar
De volta às quadras: o saque do futuro
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
No quinto e último Workshop da iniciativa, organizações ...
13/11/25
Inclusão Social
Por que a inclusão da comunidade surda ainda não é uma r...
13/11/25
Saúde e Bem-estar
Dia Mundial do Diabetes: Especialista lista 3 alimentos ...
13/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
13/11/25
Responsabilidade Social
Programa Parcerias do Bem, da ENGIE, completa quatro ano...
10/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.