Conteúdo Local

ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a fornecedores brasileiros

Objetivo é receber contribuições ao Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre o tema.

Assessoria ANP
15/05/2026 16:00
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a fornecedores brasileiros Imagem: Divulgação Visualizações: 1752

A ANP realizará consulta prévia de 60 dias sobre o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) que visa regulamentar a igualdade de oportunidade e o direito de preferência a fornecedores brasileiros na aquisição de bens e serviços nos contratos de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural, no âmbito da política de conteúdo local. A medida foi aprovada hoje (15/5) pela Diretoria Colegiada da Agência.

Os contratos de E&P preveem a obrigação de que as operadores assegurem igualdade de condições de participação a fornecedores brasileiros e os contratem preferencialmente quando suas propostas forem equivalentes ou mais vantajosas — em preço, prazo e qualidade — às de fornecedores estrangeiros.

O objetivo da AIR é estabelecer uma regulamentação para essa preferência, conforme determinado pela Resolução CNPE nº 11/2023, incluindo aspectos como:

- Os critérios para configurar a aplicabilidade da cláusula de preferência, incluindo margens diferenciadas para fornecimentos desenvolvidos sob a Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I);

- Os procedimentos que as operadoras devem adotar para garantir a igualdade de oportunidades a fornecedores brasileiros em seus processos de compra;

- A divulgação periódica dos cronogramas de aquisição de bens e serviços pelas operadoras;

- Os procedimentos de fiscalização da ANP, inclusive os critérios para admissão de reclamações de fornecedores;

- As penalidades aplicáveis em caso de descumprimento.

Após o período de consulta prévia, será elaborada nova versão do Relatório de AIR, contemplando as contribuições recebidas e apresentando as justificativas técnicas para eventual acolhimento das sugestões. Em seguida, a matéria será submetida novamente à Diretoria Colegiada da ANP para deliberação sobre a proposta regulatória e os próximos passos do processo normativo.

O relatório completo, bem como os procedimentos de participação, será disponibilizado no site da ANP após a publicação do aviso da consulta prévia no Diário Oficial da União (DOU), na página https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/consultas-e-audiencias-publicas/consulta-previa.

O que é conteúdo local?
Nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, o conteúdo local corresponde ao compromisso de contratação de bens e serviços no Brasil, com o objetivo de estimular a indústria nacional, gerar empregos e promover o desenvolvimento tecnológico.

A política de conteúdo local é definida no âmbito do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), cabendo à ANP sua implementação, por meio da regulamentação e fiscalização do cumprimento dos compromissos ao longo das fases de exploração e desenvolvimento da produção dos contratos.

Saiba mais sobre conteúdo local

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.