E&P

ANP atualiza relação de empresas de E&P de pequeno e médio portes

Redação TN Petróleo/Assessoria
06/03/2024 11:34
ANP atualiza relação de empresas de E&P de pequeno e médio portes Imagem: Divulgação Visualizações: 1986 (0) (0) (0) (0)

A ANP atualizou, com dados relativos a 2023, a relação de empresas de pequeno e médio portes que atuam na exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil disponível em seu site. Segundo dados de 2023, há 25 empresas consideradas de pequeno porte e 10 de médio porte. Os dados são atualizados anualmente pela Agência.

Resolução ANP 32/2014 estabelece os critérios para que uma empresa de exploração e produção de petróleo e gás natural seja enquadrada como de pequeno ou de médio porte.

As empresas enquadradas como pequenas e médias, segundo os parâmetros da ANP, podem solicitar à Agência redução da alíquota de royalties devidos nos campos dos quais são titulares. A concessão da redução está sujeita a análise pela ANP e ao cumprimento de outros requisitos estabelecidos na Resolução ANP 853/2021.

O que são empresas de pequeno e médio portes

De acordo com a Resolução ANP 32/2014, entre outros requisitos, a empresa de pequeno porte deve ter qualificação de Operador C ou D, em pelo menos um contrato de concessão e produção média anualizada inferior a 1.000 boe/d (mil barris de óleo equivalente por dia) de petróleo ou gás natural, no país e no exterior;

Já a empresa de médio porte deve ter qualificação de Operador B ou C em pelo menos um Contrato de Concessão e produção média anualizada inferior a 10.000boe/d (dez mil barris de óleo equivalente por dia) de petróleo ou gás natural, no País e no Exterior.

O que são operadoras B, C e D:

Operadora B – qualificada para operar em blocos situados em águas rasas, terra e em áreas com acumulações marginais;

Operadora C – qualificada para operar em blocos situados em terra, em áreas não-remotas e em áreas com acumulações marginais;

Operadora D – qualificada para operar em áreas com acumulações marginais

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.